Acostamento de estrada em Botucatu vira lixão e preocupa moradores

 

Foto: Reprodução / TV TEM

O acostamento de uma estrada municipal do bairro Chácara Recreio Vista Alegre, em Botucatu (SP), virou um problema de saúde pública por conta do lixo jogado no local. Entre os materiais jogados têm pneus acumulando água da chuva, aparelhos de TV, entulhos, sofá e até partes de carro.

A prefeitura de Botucatu informou que vai solicitar para que a Guarda Municipal amplie o patrulhamento no local para tentar coibir esse tipo de crime ambiental. Além disso, o governo municipal se comprometeu a realizar a limpeza do terreno, por meio da Secretaria de Obras. Contudo, a prefeitura não deu nenhum prazo.

Enquanto isso não ocorre, os moradores têm que conviver com essa situação. No trecho – às margens da estrada que liga a Rodovia Marechal Rondon (SP-300) ao distrito de Rubião Júnior – é possível encontrar também restos de comida, animais mortos e até uma guirlanda de natal. Com o lixo acumulando, parte do material descartado está caindo pelo barranco.

Foto: Reprodução / TV TEM

O descarte de lâmpadas fluorescentes, que carregam materiais tóxicos, acabam oferecendo risco não só para o meio ambiente, como também para saúde.

O professor Juliano Granceiro, que gosta de fazer trilha pela estrada, lamenta a situação. “Um lugar tão bonito como esse, cheio de coisa que não deveria estar aqui. Estraga a imagem”. Os moradores dizem que o lixo começou a se acumular no início do ano.

“Já informamos a prefeitura inúmeras vezes, a secretaria de obras e a Secretaria de Meio Ambiente, e estamos aguardando algum posicionamento por parte deles pra resolver essa situação que tá totalmente fora de controle”, conta o engenheiro agrônomo Francisco Garcia.

Fonte: Portal G1