Projeto ‘Cascata Realiza’ abre inscrições para voluntários

O Projeto Cascata Realiza, da ONG SOS Cuesta de Botucatu, está com inscrições abertas para a atividade de coleta de lixo e entulho às margens do Córrego da Cascata. A ação faz parte da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo” que será no próximo dia 1° de novembro, a partir das 8 horas. O local de concentração é o pátio da Igreja de Santo Antônio, em Rubião Junior.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Nelita Maria Corrêa, a campanha pretende conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo. “O primeiro passo é atingir o interesse das pessoas e das organizações, sobre como é possível modificar a realidade das cidades em relação ao lixo, apenas com a ação individual. Depois, provocar as instituições e a população para limpar uma área de quase 500 hectares, em um único dia; e com esse exemplo, mudar a atitude da população”, explica.

Os interessados podem se inscrever em três modalidades: voluntário mobilizador, coletor ou fotógrafo, no site www.cascatarealiza.com.br, onde há informações sobre a dinâmica da ação e respostas para as dúvidas mais frequentes.

A campanha já conta com importantes parceiros como a Prefeitura Municipal de Botucatu, Eucatex, Sabesp, e Rodovias do Tietê; Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, Aventureiros de Túnel, Jipeiros da Cuesta e a Cooperativa de agentes ambientais.

 

Sobre o projeto

Esse projeto dá continuidade às ações do projeto Córrego da Cascata com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Cascata Realiza pretende constituir o primeiro comitê de microbacias do estado de São Paulo e realizar 10 atividades de 4 programas de gerenciamento da microbacia do Córrego da Cascata.

Esta é a segunda edição da campanha Chega de Lixo Fora do Lixo que é parte integrante do Programa de Integração Social e Educação Ambiental.  “Na primeira edição em 2012, retiramos 24 caminhões de entulho e 5600 litros de litro da região com a ajuda de mais de 400 voluntários”, finaliza Nelita.