Educação traz Universidade do Trabalhador para Botucatu

Nos próximos dias 21 e 22, a Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, fará o lançamento da Universidade do Trabalhador (UNIT), que terá a principio duas unidades no município, uma localizada na Vila São Benedito e a outra no centro da cidade.

As ações educacionais da UNIT são desenvolvidas por meio da oferta de cursos regulares de capacitação profissional, em programações próprias e em programações específicas decorrentes dos convênios firmados com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais.

De acordo com o Professor Narcizo Minetto Junior (foto), secretário municipal de Educação, os cursos fornecidos, gratuitamente, tem por objetivo capacitar trabalhadores que se encontrem em situação de desemprego para o mercado de trabalho, melhorando assim sua qualidade de vida. Primeiramente, será dada prioridade para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e em seguida para a população em geral de acordo com a capacidade.

“Ao trazermos esta Universidade, estaremos criando condições aos empregados de uma melhor qualificação em seu desempenho, para que possam almejar novos níveis de carreira e estar no mesmo nível de competitividade com outros empregados em suas respectivas empresas”, explicou Minetto.

Ainda segundo o secretário, para os primeiros cursos já foram elaboradas as parcerias com o SENAI, ETC do Centro Paula Souza, indústrias e sindicatos que ficarão responsáveis pela contratação de docentes, mas a gestão das duas Unidades ficará a critério da Secretaria Municipal de Educação.

Na unidade central, que funcionará no antigo prédio da Pensão Silva, na Rua Moraes Barros, serão oferecidos os cursos de Hotelaria, com capacitação para camareira, barmen, garçom, garçonete, recepcionista; curso de informática na área de auto-cad e corte e costura.

Já na unidade da Vila São Benedito, localizada na Rua Joaquim Lyra Brandão, os cursos oferecidos são de torno, fresa, solda, chapeamento e construção civil. Os cursos abrangem várias áreas do mundo ocupacional do emprego e as aulas serão oferecidas no período noturno.