Distrito de Rubião Júnior recebe a primeira creche do PAI

O Distrito de Rubião Júnior é a primeira localidade contemplada com uma creche viabilizada através do PAI (Programa de Assistência ? Infância), criado pela Secretaria Municipal de Educação para acelerar o combate ao déficit de vagas, que se acentuou nos últimos anos em Botucatu.

Na manhã desta segunda-feira (6) aconteceu a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Ruach, fruto de um contrato de gestão assinado entre a Prefeitura e a Igreja Bíblica, presidida pelo pastor Eduardo Ávila da Silva. A diretora da unidade será a professora Nicolle Daré Tortorella de Oliveira.

No início das atividades serão atendidas cerca de 20 crianças, com idade entre quatro meses e cinco anos, em período parcial e integral. De forma gradativa, serão abertas novas vagas com previsão de chegar a 100 crianças atendidas. A creche funcionará na Rua Luís Casteletti, 566.

O evento contou com as presenças do prefeito João Cury Neto; de diversas autoridades, professores e representantes da comunidade, que há mais de 10 anos reclamavam do reduzido número de vagas disponibilizadas pela única creche em funcionamento no distrito.

A diretora da creche falou da satisfação em poder contribuir para o atendimento adequado das mães que estavam ? espera de vagas para seus filhos. “Essa inauguração é um sonho concretizado que nasceu no coração da Igreja Bíblica. Agradeço a todos por acreditarem nesse sonho e que ajudaram a viabilizar esse projeto”, declarou Nicolle.

Falando em nome da direção da Igreja Bíblica de Botucatu, o empresário Rubens Fernando Protes enalteceu a oportunidade da instituição ampliar o atendimento que oferece na área educacional. “Agradecemos a confiança depositada e a oportunidade que nos foi concedida de presentear o bairro com uma creche de boa estrutura. Será um marco para esse lugar e para essas vidas em formação. Espero que esse projeto se multiplique”.

O vereador Curumim, que é morador de Rubião Júnior, também faz questão de comemorar mais uma conquista alcançada para o distrito. “Nós tivemos a oportunidade de comprovar a qualidade de ensino oferecida pela Igreja Bíblica através da Escola Cristã. Ficamos felizes com mais essa conquista da Prefeitura que vai aliviar a fila de espera por vagas em creche”.

Em seu pronunciamento, o secretário Narcizo Minetto Júnior destacou o fato de Rubião ser a primeira localidade a receber o PAI. “O símbolo desse novo programa é um abraço. Isso tem vários significados. Significa a parceria que hoje estamos inaugurando; as mãos que se entrelaçam para abraçar e proteger as crianças. Junto com a equipe da Igreja Bíblica, pela qual tenho carinho e admiração, vamos entrelaçar nossas mãos para atender as crianças”.

Segundo ele, a política de ampliação de vagas em creche, implementada pelo atual governo, não pode parar porque atende diretamente a população. “Não podemos mais olhar Rubião como há dez, quinze anos. Uma creche não comporta mais a demanda. Precisamos abrir novos espaços e nos aliar a instituições competentes que possam nos ajudar nesse trabalho. Hoje, sem dúvida, o vento impetuoso do espírito soprou por aqui”, declarou, em alusão ao termo Ruach, que dá nome ? nova creche.

Ao iniciar seu discurso, o prefeito João Cury Neto disse que é importante que a Igreja Bíblica tenha sabedoria no processo de seleção das pessoas que vão trabalhar na nova creche. E mencionou vários benefícios que têm ajudado a melhorar a condição de vida em Rubião Júnior: implantação do sistema de coleta de esgotos no Jardim Dona Marta, instalação da Subprefeitura, Acessa São Paulo e Agência Descentralizada da Sabesp. “E vamos cumprir o compromisso de entregar a reforma da antiga escola, que está parada há dez anos. Entendemos que nosso papel é levar os serviços públicos para perto das pessoas, principalmente nos bairros mais distantes”.

Cury fez questão de lembrar que a lei que trata do credenciamento de Organizações Sociais para atuarem na área de Educação foi muito criticada pelo oposição, que usava o discurso da terceirização da gestão das creches. “Esse programa tem um significado muito maior do que simplesmente repassar recursos. Nós chamamos a sociedade civil organizada para assumir sua responsabilidade e realizar o sonho junto conosco. Discutimos o plano de trabalho e pactuamos uma série de questões que serão cobradas na prestação de contas. Com isso garantimos mais agilidade na abertura de novas vagas. Se pudermos fazer agora, tem que ser agora. O futuro dessa crianças começa hoje”, afirmou.

O prefeito foi aplaudido ao mencionar que é preciso olhar a creche não como um direito da mãe, mas da criança. “Esse é um governo que pensa nas próximas gerações e não nas próximas eleições. As prioridades devem ser os investimentos na educação e nas crianças. Nos últimos oito anos foram abertas 80 novas vagas. Nós, em menos de dois anos, passamos de mil novas vagas. Temos a grata satisfação de começar o PAI com uma das entidades mais sérias e decentes da Cidade, que é a Igreja Bíblica. Isso é uma benção e um grande diferencial que nos dá a certeza de sucesso”.

Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Marco Magnoni