Botucatu é 10ª no programa Município Verde Azul

Na manhã desta terça-feira (10) a Secretaria Estadual do Meio Ambiente promoveu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a cerimônia de premiação do programa Município Verde Azul 2013. Botucatu que foi campeã no ano passado esteve representada pelo prefeito João Cury Neto e secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Ao ser proclamado o resultado, Botucatu ficou na 10ª colocação abaixo do que era previsto, já que a expectativa era ficar entre as cinco primeiras colocadas. A vencedora de 2013 foi Sorocaba, que no ano passado foi a vice-campeã, ficando a três pontos de Botucatu.

Criado em 2007, o programa Município Verde Azul estimula e valoriza as ações estratégicas das 645 cidades paulistas na área ambiental. A participação do Município no programa é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop), controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As dez diretivas exigidas pelo programa para o desenvolvimento da agenda ambiental são: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Botucatu perdeu pontos nos quesitos esgoto tratado e resíduos sólidos.