Alunos do Cepra-Unifac recebem aulas de sustentabilidade

Sustentabilidade. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais, porém poucas pessoas sabem o seu real significado e importância para o futuro do planeta. Foi em razão disso que o Colégio Cepra-Unifac tomou a iniciativa de promover aos seus alunos, a partir dos 11 anos de idade, o congresso denominado “Por um mundo sustentável”.

O professor Rodrigo Casali, que está na coordenação desse congresso salienta que a discussão sobre o tema é muito importante, já que busca orientar o aluno sobre a necessidade da preservação e a maneira de utilizar os recursos naturais. “A Cepra-Unifac está dando um exemplo, ao discutir o tema entre os alunos”, frisa Casali.

O congresso foi dividido em dois dias. No primeiro (quinta-feira), que teve a visita da secretária de Meio Ambiente, Cinthya Zanotto Salvador, os alunos puderam assistir a um vídeo dando um parâmetro geral sobre o que é sustentabilidade. Já nessa sexta-feira os alunos receberão a visita do filósofo Márcio Lotufo, com o tema “Casa Sustentável”.

Na prática, o congresso visa passar aos alunos que o conceito de sustentabilidade promove a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas.

Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com os problemas provocados por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser, gradativamente, recuperada. Da mesma forma, áreas antes consideradas extrativistas e condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis.

Então, o Cepra-Unifac com a iniciativa desse congresso de sustentabilidade prepara os alunos para o futuro, ensinando-os a serem multiplicadores com o intuito de ajudarem a preencher as necessidades humanas de recursos naturais com o propósito de garantir a continuidade da biodiversidade, além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das pessoas.

Fotos: Valéria Cuter

{bimg:26007:alt=interna1:bimg}