Unesp incentiva comunidade a ter hábitos saudáveis

Um dia para pensar na saúde, mudar hábitos e mexer o corpo. Foi assim o Movimento Saúde 2012, realizado na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), na quarta-feira, 4 de outubro. Representantes de vários segmentos da comunidade unespiana, principalmente funcionários e também pacientes do grupo de reabilitação pulmonar do Hospital das Clínicas da FMB, participaram de uma série de atividades durante todo o dia, no espaço localizado em frente ? Biblioteca do Câmpus, em Rubião Júnior.

Foi realizada uma divertida gincana, sessões de yoga, relaxamento, alongamento, dança e ainda sorteados diversos brindes oferecidos por empresas apoiadoras do evento. Os participantes também saborearam um café que ofereceu opções saudáveis de alimentos, demonstrando que é possível ter sabor, sem prejudicar a saúde.

O vice-diretor da FMB, professor José Carlos Peraçoli, que deu início ? s atividades, lembrou que a preocupação com a saúde é uma rotina na Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, mas em outros câmpus as prioridades, na maioria das vezes, são outras. Por isso, iniciativas como o Movimento Saúde, que é realizado simultaneamente em toda a universidade, é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis.

A cerimônia contou também com a presença, entre outros apoiadores, do diretor do Sesi de Botucatu, Otávio Augusto Ferraz Ferreira. Para ele, Unesp e Sesi trabalham prioritariamente com os mesmos objetivos, apesar de terem “clientes” diferentes. “Ambas as instituições trabalham pela Educação, porém, em níveis diferentes. O Sesi atua na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, por isso, essa parceria com a Unesp para promover esse evento traz muitos benefícios aos funcionários e todos aqueles que participaram”, avalia.

O Movimento Saúde já havia mobilizado funcionários da FMB com questionários sobre hábitos de vida. De 10 a 21 de setembro, servidores e docentes da FMB responderam a uma série de perguntas e também foram coletados dados como pesagem, altura, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial e avaliação odontológica. As respostas, após analises, serão utilizadas para o desenvolvimento de propostas de melhoria da qualidade de vida dos participantes.

O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e realizado por meio da Comissão Permanente de Extensão Universitária (CPEU). O evento é realizado, nesse dia, em todas as unidades da Unesp. Na FMB, a coordenação é da Vice-Diretoria.

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB