Medicina oferecerá programa de Especialização em Saúde

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde publicou em dezembro de 2013 portaria que autoriza a realização do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. A partir de março deste ano, profissionais da saúde poderão se especializar nessa área. A iniciativa contempla profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e farmácia. Os residentes selecionados contarão com uma bolsa de auxílio financeiro do Ministério da Saúde.

A finalidade do programa é auxiliar os profissionais, com grau superior, na aquisição de competência técnica, humanística e ética, necessárias ? promoção da saúde, prevenção, intervenção clínica e reabilitação, com foco no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua complexidade. “As atividades de ensino serão realizadas de forma integrada, multiprofissional e estarão sob a responsabilidade de professores, preceptores e tutores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Hospital das Clínicas de Botucatu (HC), Centro de Saúde Escola (CSE) da Vila dos Lavradores e Unidades Básicas de Saúde parceiras do projeto”, explica Silvia Papini, coordenadora do programa.

O projeto terá duração de dois anos, tendo início no dia 5 de março de 2014 e término no dia 4 de março de 2016. Ao todo serão 18 vagas disponíveis, sendo distribuídas da seguinte forma: 5 vagas para enfermeiros, 4 para farmacêuticos, 3 para nutricionistas, 3 para psicólogos e 3 para fisioterapeutas.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso foi viabilizado graças ? atuação da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) da FMB, composta pelas professoras Silvana Molina (presidente), Cassiana Bertoncello, Claudia Luppi, Janete Pessuto, Maria Helena Borgato, Silmara Meneguin, Silvia Papini, do Departamento de Enfermagem, além das professoras Érika Ortolan e Paula Gaiolla, do Departamento de Clínica Médica. O edital completo do programa pode ser conferido acessando o link: http://www.fmb.unesp.br/Home/Residencia/edital-residencia-multiprofissional_2014.pdf

Fonte:
Assessoria de imprensa da FMB