McDonald’s conhecem serviço de quimioterapia do HC/Unesp

Funcionários da rede de lanches McDonald’s, de Botucatu, conheceram, na manhã de 28 de julho, o serviço de quimioterapia do Hospital das Clínicas, vinculado ? Faculdade de Medicina/Unesp (HC/FMB). Na oportunidade, quinze colaboradores estiveram em contato com os serviços prestados ? pessoa com câncer pela unidade.

A visita, que integra as ações da campanha McDia Feliz 2010, proporcionou maior interação com os pacientes do hospital. Além de conhecerem as instalações, os funcionários da rede distribuíram brinquedos aos pacientes da ala infantil e receberam informações sobre os tipos de câncer e seus tratamentos.

Lied Pereira, médica oncologista responsável pela ala infantil e uma das coordenadoras da campanha no HC, frisou as atividades desenvolvidas pelo hospital e ações das Casas de Apoio Oncológico, mantidas pela Famesp- Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar.

Uma das funcionárias da rede se emocionou ao visitar as dependências da quimioterapia do HC. Flávia Quintino, 21, relembrou quando o pai passou por tratamento contra um tipo de câncer no intestino. “Nunca imaginamos quando alguém próximo a você terá câncer. Visitar o local que ajudou meu pai realmente foi emocionante e isso estimula ainda mais a colaborarmos com a campanha”, declarou.

Para Paulo Nogueira, franqueado da rede em Botucatu, a oportunidade dos funcionários em conhecerem o Hospital das Clínicas e em específico o setor de quimioterapia, é agregador na missão social da empresa. “Muitos têm ideia do que é o hospital, mas não sabem quais serviços são prestados aqui. Também desconhecem como é a rotina das pessoas que são atendidas pelo HC”, ressaltou o empresário.

Em 2010, a campanha terá algumas mudanças. A principal, segundo Drª Lied, será a destinação do valor arrecadado com a venda dos lanches. Anteriormente previsto para a construção do ambulatório de oncologia do HC, o dinheiro será investido na compra de equipamentos e também de um veículo para assistência aos pacientes assistidos pelas Casas de Apoio Oncológico, instaladas no Distrito de Rubião Júnior.

A expectativa da organização é superar a marca obtida no ano passado, quando a campanha arrecadou mais de R$ 52 mil somente em Botucatu. Diferentemente de 2009, não haverá mais a festa de lançamento da campanha, com toda a arrecadação ocorrendo com as vendas de lanches, no dia 28 de agosto. As vendas de tíquetes para o evento á estão sendo vendidos antecipadamente por alunos de Medicina da FMB e nas lojas Dalu e Charme Cosméticos, em Botucatu.

Na ala de oncologia pediátrica do Hospital das Clínicas foram realizadas, em 2009, 449 sessões de quimioterapia e 522 consultas. Foram registrados 23 novos casos de câncer em crianças e adolescentes. Até maio deste ano, a unidade hospitalar recebeu 16 casos recentes de câncer e realizou 230 sessões de quimioterapia e 245 consultas.

Fonte:
Unesp/Faculdade de Medicina/Botucatu
Assessoria de Comunicação e Imprensa