Lançado programa do Núcleo de Apoio ? Saúde da Família

O Programa “Botucatu com Mais Saúde”, desenvolvido pela Prefeitura de Botucatu através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o lançamento de mais um serviço importante para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das Equipes de Saúde da Família que atuam no município: o Núcleo de Apoio ? Saúde da Família (NASF).

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação e esse novo serviço tem a finalidade de fortalecer a Rede Municipal de Atenção ? Saúde ampliando o acesso, a promoção da saúde, a integralidade da assistência, a humanização do cuidado e qualidade de ações e serviços.

Estiveram presentes várias autoridades municipais, que puderam conhecer a abrangência do projeto que será aplicado em nove áreas estratégicas: saúde da criança e do jovem; saúde da mulher; reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; saúde mental; alimentação e nutrição; assistência social; atividade física/ práticas corporais; assistência farmacêutica; práticas integrativas e complementares.

Sob gestão da Fundação UNI será colocado ? disposição do público cinco assistentes sociais, cinco psicólogos, dois nutricionistas, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas, dois terapeutas ocupacionais, um médico geriatra, um médico gineco-obstetra, um médico psiquiatra, um médico pediatra, um médico homeopata, cinco farmacêuticos, dois acupunturistas e um psicólogo que atuará na coordenação das ações.

“Muitos desses profissionais sequer existiam na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, por exemplo. Com o NASF poderemos instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS através da qualificação e complementaridade do trabalho das Equipes Saúde da Família. Esse novo serviço é mais um importante espaço para a prevenção e promoção da saúde”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.

Os profissionais foram contratados através de concurso público e ficarão responsáveis por incentivar e desenvolver atividades lúdicas, esportivas e terapêuticas dentro da Atenção Básica. O objetivo é apoiar as ações da Atenção Básica do município, especialmente a Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliando sua abrangência, resolutividade, a territorialização e a regionalização.

{n}Atuação conjunta{/n}

O trabalho do NASF se dá através da integração dos profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuando em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob sua responsabilidade, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais.

De acordo com Daniela Cristina Silva, gerente técnica da Fundação UNI, o NASF também contribuirá para a ampliação da resolubilidade das Equipes de Saúde da Família. “Não se trata de mais uma porta de entrada do sistema para os usuários, mas de um importante apoio, que atuará de forma integrada ? rede de serviços de saúde, a partir de demandas identificadas no trabalho conjunto com as Equipes Saúde da Família”, declara.

O trabalho priorizará o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, com discussão de casos e situações problema, orientações e atendimento conjunto. “O atendimento direto e individualizado pelo NASF ocorrerá somente em situações de exceção, de comprovada necessidade”, enfatiza Caldas.

Farão parte das ações do NASF diversas modalidades de ações transversais em parcerias de outras políticas públicas como Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Assistência Social, Cultura, entre outras. “Estas tarefas serão desenvolvidas de forma articulada com os setores públicos e privados interessados no desenvolvimento de projetos de saúde no território; no apoio a grupos; nos trabalhos educativos e de inclusão social; no enfrentamento de situações de violência e ruptura social, dentre outras”, conclui o secretário de Saúde.

Fotos: Valéria Cuter