Jornalistas se reúnem para conhecer plano de combate ? dengue

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu promoverão, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, ? s 10 horas, na Sala da Congregação da FMB, um encontro com a imprensa para a divulgação do “Plano de Enfrentamento da Dengue 2013”. Estão programadas apresentações do médico infectologista e professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da FMB, Carlos Magno Fortaleza e do supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Valdinei Moraes Campanucci da Silva.

A reunião com os jornalistas, que ainda abrirá espaço para perguntas, será uma oportunidade também para que os profissionais recebam informações sobre como tornar ainda mais eficaz e educativa a divulgação de assuntos relacionados ? dengue. Serão abordados alguns mitos sobre a doença, envolvendo estatísticas e métodos de prevenção, que algumas vezes servem de armadilhas para os jornalistas ao produzirem suas reportagens.

Professor Fortaleza será o primeiro a falar. Irá expor um panorama sobre a dengue no Brasil e também explicará sobre as características da doença, seus sintomas, formas de tratamento e principalmente prevenção. Já Valdinei abordará as formas de infestação pelo mosquito transmissor e as ações de controle desenvolvidas pelo município.

A Sala da Congregação da FMB está localizada no 2º andar do prédio administrativo da instituição. O encontro é organizado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da FMB e da Reitoria da Unesp e Secretaria Municipal de Comunicação.

{n}Sobre Carlos Magno Fortaleza{/n}

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Patologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 1999) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2005). Atualmente é professor assistente-doutor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Infecção Hospitalar, uso e resistência a antimicrobianos; Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis; Leishmaniose Visceral.