Idoso que caiu da maca em PS de Botucatu é transferido para o HC; Hospital emite nota sobre o incidente

Depois da reportagem do Acontece Botucatu na noite de sexta-feira, 18, o aposentado de 84 anos, Aristides Cordeiro da Silva, foi transferido para o Hospital das Clínicas na manhã de sábado, 19. Ele sofreu uma queda da maca, enquanto permanecia em observação do Pronto Socorro Municipal de Botucatu, na Vila Assunção, depois de um princípio de infarto. O Hospital das Clínicas de Botucatu, que administra o Pronto Socorro Municipal, se manifestou, através da assessoria de imprensa, sobre o incidente. Veja a nota na íntegra:

"O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclarece, sobre o paciente Adão Cordeiro da Silva, de 84 anos, que ele deu entrada no Pronto-Socorro Adulto na tarde de quinta-feira, 17 de março, com suspeita de infarto. Por estar bastante agitado, foi sedado e ficou em observação na ala de emergência, onde não é permitida a permanência de acompanhantes. No entanto, mesmo sob efeito de medicamentos, devido à sua agitação, infelizmente caiu da maca, acidente que lhe causou alguns ferimentos no rosto. O HCFMB lamenta o ocorrido e providenciará a transferência do paciente para uma de suas enfermarias, onde terá sequência o tratamento com todos os cuidados necessários."

Relembre o caso

A família do senhor Aristides Cordeiro da Silva, de 84 anos, procurou a redação doAcontece Botucatu na noite desta sexta-feira, 18, para relatar uma denúncia contra o Pronto Socorro Municipal de Botucatu, na Vila Assunção. De acordo com Adão Cordeiro da Silva, que é filho do aposentado, o pai teve um princípio de infarto na última quinta-feira, 17, na casa dele, no Parque 24 de Maio.

O SAMU foi chamado e rapidamente transportou o idoso ao PS Municipal. “Chegando lá, a equipe que recebeu o meu pai disse que não seria necessário ficar um acompanhante, já que a unidade é de emergência e não pode ficar ninguém junto. Então, nós fomos embora e no outro dia, quando fomos lá para ver como ele estava, meu pai estava com o rosto todo machucado”, disse Adão aoAcontece.

Em busca de explicações, Adão foi informado que o senhor Aristides tinha caído da maca durante um momento de descuido da equipe do PS. “Nós ficamos revoltados né?! Ele estava com o rosto sangrando e ele tem 84 anos, já é de bastante idade. Meu pai ficou lá praticamente abandonado e ninguém nos avisou”, se revoltou o filho do paciente.

“Agora à noite (de sexta-feira) minha irmã chegou lá e ainda estava sangrando e quando ela pediu para que fosse feito um curativo, a enfermeira ainda ficou brava e disse que seria a última vez que faria o curativo no meu pai”, relatou. Adão não soube entender o porquê não transferiram o pai dele para o Hospital das Clínicas.

Um neto do aposentado conseguiu registrar as fotos de como ficou o rosto do idoso (veja nos links abaixo). O Acontece Botucatuentrou em contato com o Secretário de Saúde de Botucatu e com a Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas, porém, pelo adiantado da hora, não obteve resposta. A reportagem continua acompanhando o caso. 

Veja as fotos cedidas pela familia ao Acontece. (Imagens fortes)

FOTO 01

FOTO 02