Hospital Sorocabana entra em reforma a partir de 1º de maio

Com a paralisação temporária das atividades do Pronto Socorro do Hospital Regional Sorocabana, programada para esse domingo, dia 1º de maio, a partir das 7 horas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB), ressalta que o Pronto Socorro Adulto “Dr. Virgínio José Lunardi”, instalado na Vila Assumpção, deverá absorver, em sua totalidade, o atendimento em casos clínicos e de ortopedia realizados anteriormente por aquela unidade.

O PS “Dr. Virgínio José Lunardi” é uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu, Secretaria de Estado da Saúde e tem administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. A unidade, em atividade desde o dia 19 de abril, presta atendimento de urgência e emergência, de forma ininterrupta, em casos gerais de menor gravidade, nas especialidades de ortopedia e clínica médica geral.

Já o Hospital das Clínicas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Botucatu, deverão realizar, nos próximos dias, vistorias ? s instalações para verificar as necessidades de adaptações e melhorias na estrutura física.

Enquanto o PS do Hospital Regional Sorocabana passar por adequações, o Hospital das Clínicas continuará a atender todos os casos infantis e manterá sua atual rotina de atendimentos especializados. Com a reforma concluída, o PS do Hospital Regional Sorocabana será voltado aos casos de urgência e emergência de média complexidade na área de pediatria.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a se valer também dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atuam principalmente na prevenção das complicações de saúde acometidas por acidentes e doenças.

A direção da Unesp ressalta que desde o início de seu funcionamento, o mais novo PS adulto da Vila Assumpção tem conseguido absorver tranquilamente todos os casos a ele direcionados. Assim, com o futuro PS Infantil, Botucatu contará com três Pronto Socorros diferenciados.

A superintendência do HCFMB enfatiza ainda que a gestão e implantação do corpo clínico para atuar no Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Regional Sorocabana serão de responsabilidade do Hospital das Clínicas.

No novo sistema municipal de urgência e emergência, o HCFMB receberá os casos de maior gravidade. Os pacientes com sintomas de menor complexidade e que não necessitarem de socorro imediato, devem continuar procurando os postos de saúde.