Hospital do Câncer próximo de se tornar realidade em Botucatu

Na manhã deste sábado um grupo de médicos da Unesp de Botucatu, de diferentes especialidades, estiveram reunidos na sede do Fiesp/Ciesp, na Rodovia Marechal Rondon, para discutir a implantação de um Hospital do Câncer de Botucatu nos mesmos moldes do hospital de Barretos, que atende centenas de pessoas todos os meses.

Entre os médicos presentes estiveram Roberto Sogayar, Eder Trezza, Odair Michelin (Daia), Fausto Viterbo, Joel Spadaro, Valdemar Pereira de Pinho, entre outros. Também está engajado no projeto deste hospital, o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antônio Maria Mucciolo, que foi um dos articuladores da viabilização do Hospital de Barretos e o advogado Antônio Carlos Amando de Barros que está responsável pelo setor jurídico.

Na ocasião desse encontro em Botucatu, o escritor Francisco Marins, em nome da família, fez a doação de um terreno de 22 mil metros quadrados, para que o hospital seja construído. Essa área fica em um local privilegiado e muito valorizado no bairro Vale do Sol, ? s margens da Rodovia Presidente Castello Branco.

“Estamos lançando hoje a semente para que esse projeto seja viabilizado e atenda a demanda da nossa região. Esse amplo terreno doado pela família Marins foi o primeiro e decisivo passo para que esse hospital, que será gerido pela Unesp, venha a ser construído”, salientou Roberto Sogayar.

Depois desse primeiro passo, outras reuniões estarão sendo agendadas entre os médicos que formaram uma associação para montagem desse hospital, para estudos do projeto arquitetônico e verbas para construção. O próximo passo é criar a Associação Oncológica Santo Agostinho, que irá buscar recursos nos setores públicos e privados

“A partir daí iremos criar comissões para cuidar de determinadas setores como área médica, jurídica, construção civil e financeira. Hoje (sábado) lançamos a pedra fundamental e agora temos que trabalhar para que o Hospital do Câncer de Botucatu se torne realidade”, ressaltou Sogayar.

Está prevista para o dia 15 de outubro, uma visita do Dr. Humberto Prata, diretor do Hospital do Câncer de Barretos, que irá fazer uma palestra e uma explanação geral do funcionamento do hospital daquela cidade que se tornou referência internacional. Com ele estará o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antônio Maria Mucciolo.

Fotos: David Devidé