Hemocentro da Unesp necessita de sangue tipo negativo

O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu conseguiu aumentar seu estoque de bolsas de sangue fator negativo (O-, A- e AB-) nos últimos dias.

A situação, que era emergencial, com apenas duas bolsas de sangue O-, o famoso “Sangue Universal”, que pode ser utilizado em qualquer pessoa, ainda segue crítica, mas o estoque aumentou de duas para sete bolsas.

Atualmente, o Hemocentro do HCFMB conta com 374 bolsas, sendo que destas, apenas sete são de sangue 0-. As demais são 150 bolsas de 0+, 21 bolsas de A-, 136 de A+, duas de B-, 30 de B+, três bolsas de AB- e mais 25 de AB+.

Apesar da melhora, o sinal de alerta ainda é grande, principalmente pelo baixo número de botucatuenses dispostos a doar. “Infelizmente ainda falta ao botucatuense o hábito da doação. Hoje, o número de pessoas de outras cidades que vêm até o Hemocentro pra doar sangue é bem superior do que o de botucatuenses. A justificativa de que Rubião Júnior é longe, acaba sendo apenas uma desculpa, pois o Hemocentro teve uma unidade no Centro da cidade e o movimento lá também era baixo”, comentou Pedro Bonequini Júnior (foto), médico do Hemocentro.

Diferente do que acontece em países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, onde os pacientes recebem dinheiro por cada doação, no Brasil essa prática é proibida por Lei e com isso, o Hemocentro depende apenas da boa vontade das pessoas.

”Não posso oferecer nenhum brinde para ninguém. A doação tem que ser voluntária”, explicou Bonequini. “O que as pessoas precisam entender, é que a doação de sangue não é para o bem do Hospital, mas sim, para o bem da própria sociedade. Deus queira que não, mas qualquer um está sujeito a uma emergência e pode acabar precisando do sangue, por isso é necessário que a doação se torne uma prática comum”, acrescentou o médico.

Para doar, as pessoas precisam estar bem de saúde e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu, vinculado ao HCFMB, funciona de segunda a sexta-feira das 7h ? s 16h30 e aos sábados das 7h ? s 13 horas. Mais informações através dos telefones 3814-8004 ou 3811-6041 ramal 240.

{n}Condições para doar:{/n}

– Gozar de boa saúde;
– Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
– Seu peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– Não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Fonte: Lucas Machado
Comunicação do HCFMB