HC e Faculdade de Medicina iniciam a I Semana de Meio Ambiente e Saúde

Começou nesta segunda-feira, 30, a I Semana de Meio Ambiente e Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). O evento, organizado pela Comissão de Ética Ambiental da FMB e Serviço de Hospitais Verdes e Saudáveis do HCFMB, foi aberto com a presença do diretor da FMB, Prof. Dr. Pasqual Barretti; da responsável pelo evento Profª Drª Karina Pavão Patrício; do vice-presidente da Famesp, Prof. Dr. Trajano Sardenberg, da Secretária do Meio Ambiente, Fernanda Bernardi e do articulador da Rede Viva Melhor da FMB, Márcio Alexandre Cardoso.

Dr. Pasqual Barretti elogiou a organização do evento e destacou a importância se preservar o meio ambiente. "É incoerente lutar pela vida sem olhar para o meio ambiente. Essas iniciativas ressaltam a realidade do ser humano, que têm vivido mais, pois têm buscado uma melhor qualidade de vida", disse.

Fernanda Bernardi agradeceu o convite e falou sobre a iniciativa. "A sociedade está aberta a mudar seus hábitos, e essa conscientização é de extrema importância para que essas pessoas possam mudar seus hábitos. A Secretaria do Meio Ambiente de Botucatu estará sempre disposta a participar dessas ações", afirmou.

O evento tem como objetivo informar e despertar em cada cidadão a necessidade e a vontade de um uso mais consciente dos recursos, uma alimentação mais sustentável, transporte solidário, reciclagem e melhor descarte de lixo. 

Drª Karina Pavão abriu a Semana com uma apresentação sobre Alimentação Sustentável. A ingestão diária de agrotóxicos, presente na maioria dos legumes, frutas e verduras, além de atingir diretamente a saúde dos consumidores, pode contribuir para o surgimento de algumas doenças, como o câncer. Para diminuir esses riscos, o HCFMB conta com um projeto de cestas de alimentos orgânicos, o Sustenta, em parceria com agricultores familiares do Chaparral, Rubião Junior, que fazem a compostagem do resíduo orgânico do refeitório do HC produzindo alimentos livres de agrotóxicos.

O produtor Genilson Nilbert esteve presente no evento e comentou a importância do Sustenta. "A idealização do projeto é o sonho do produtor: trabalhar livre da intoxicação e ver as pessoas consumindo produtos saudáveis", afirmou.

Após a apresentação, os participantes assistiram a apresentação do Coral da FMB e puderam participar de uma degustação de alimentos sustentáveis. A I Semana do Meio Ambiente e Saúde FMB/HCFMB termina no dia 3 de junho.