Funcionários da prefeitura realizam primeiras doações de sangue pós-lançamento de campanha

Onze funcionários da Prefeitura de Botucatu realizaram na manhã desta terça-feira (26) doação de sangue no Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), instalado no campus da Unesp no Distrito de Rubião Júnior. No último dia 19, outros 15 guardas civis municipais também já haviam se organizado para a mesma iniciativa.

Estas foram as primeiras doações depois que a Prefeitura lançou, em março passado, uma campanha interna permanente, junto aos seus mais de 2,8 mil servidores públicos municipais, com o desafio de aumentar as doações de sangue e plaquetas ao Hemocentro. O serviço recebe uma média de 30 doações diárias, porém o ideal seria atingir mais que o dobro deste volume.

“Acredito que a campanha ganhará corpo. Já temos outros 19 servidores agendados para o próximo dia 3 de maio. A intenção é que este gesto seja incorporado na rotina dessas pessoas e não fique apenas como uma ação pontual, até porque o Hospital das Clínicas e outros de nossa região precisam de bolsas de sangue todos os dias”, enfatiza Priscila Reis, psicóloga do Departamento de Gestão de Pessoas, responsável pela coordenação da campanha dentro da Prefeitura.

Cristiano Oliveira é um desses servidores da Prefeitura que participou do primeiro grupo de doações ao Hemocentro. Ele conta que sempre teve o hábito de doar sangue, mesmo quando ainda não morava em Botucatu. Mas este gesto de solidariedade foi aflorado após seu filho, Davi, ter nascido prematuro de seis meses. “Ele ficou quase dois meses na UTI e precisou de sangue de outras pessoas. Então isso me sensibilizou ainda mais. Por isso acho essa campanha interna da Prefeitura uma ótima iniciativa”, diz.

Vitor César Ferreira de Souza é outro servidor público que leva solidariedade no sangue. Ele conta que pratica a ação há cerca de 25 anos, influenciado principalmente pelo seu pai, que também já foi funcionário da Prefeitura. “Como sou O negativo, posso doar para qualquer pessoa. Então venho ao Hemocentro de três a quatro vezes no ano. O bacana é que, quando a gente doa sangue, ajudamos pessoas que se quer conhecemos”, argumenta.

Vale lembrar que a Prefeitura de Botucatu alterou no início deste mês um artigo da lei complementar 1.192, que trata sobre o Estatuto do Servidor, e no qual autoriza o servidor público municipal abonar três dias por ano para que faça sua doação de sangue, respeitando um intervalo de 90 dias entre uma doação e outra. Anteriormente esse benefício era concedido apenas uma vez ao ano.

Requisitos para ser doador de sangue

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. 

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.

Doação de plaquetas

A doação de plaquetas pode ser feita no mesmo procedimento, e beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer; os submetidos a transplante de medula óssea e a cirurgias cardíacas; as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em até 48 horas.

Mais informações

Em caso de dúvida, contatar o Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu pelo número (14) 3811-6234 (ramal 240). O horário de atendimento do Hemocentro é de segunda a sexta, das 8 horas às 16h30, e aos sábados, das 7 às 12h30. Mais informações pelo site http://www.hemocentro.fmb.unesp.br/.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)