FMB recebe honraria em Semana do Aparelho Digestivo

O trabalho foi realizado pelo Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e desenvolvido por Rogério Saad Hossne

 

Entre os dias 21 e 25 de novembro foi realizada a XIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD). A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Cirurgia e Ortopedia, participou do evento, realizado em Curitiba, e recebeu uma Menção Honrosa por um trabalho científico apresentado.

Entre 320 trabalhos inscritos no Congresso, o estudo foi apresentado como tema livre e reconhecido pela comissão científica do evento. Denominado “Análise dos Fatores de Risco e Complicações Pós-Operatórias em Pacientes Portadores de Doença de Crohn”, a pesquisa ganhou notoriedade em razão de sua qualidade e inovação.

O trabalho foi realizado pelo Grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e desenvolvido por Rogério Saad Hossne (docente da FMB – foto), Lígia Yukie Sassaki (docente da FMB), Júlio Baima (médico do HCFMB) e pelos estudantes Donizeti de Meira Jr e Luana Moraes Campos.

 

Sobre o Trabalho

Teve como objetivo principal analisar a taxa de complicações peri operatórias (antes, durante e depois da cirurgia) e os principais fatores de risco em pacientes portadores de Doença de Crohn acompanhados no ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais  (DII) do HCFMB. “A partir destes resultados é possível atuar de forma preventiva, tentando minimizar a ocorrência de tais complicações. É o segundo trabalho na literatura nacional que analisa os riscos do uso da terapia biológica no peri operatório destes pacientes”, explica o professor Rogério Saad Hossne.