Faculdade de Medicina terá Sala Cirúrgica Inteligente

Foi assinado na segunda-feira, 8 de dezembro, o contrato de implantação de uma Sala Cirúrgica Inteligente no Bloco II da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

O ato aconteceu na sala de reuniões da Diretoria e contou com a presença da diretora da FMB/Unesp, professora Silvana Artioli Schellini; da diretora administrativa da Instituição, Rosana M. Barreto Colichi; da Dra. Erika Veruska Paiva Ortolan, responsável pelo projeto na FMB; Adriana Leite r.P. da Silva, diretora da Diretoria Técnica de Informática da FMB; Paulo do Nascimento Júnior, da Seção Técnica de Materiais da FMB; e Alexandre Bordignon, representante da empresa I9 Access Tecnologia LTDA ME. 

A empresa contratada I9 Access é incubada no CEI – Centro de Tecnologia de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gerenciada pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especializada em telessaúde, oferecendo soluções em telemedicina. O prazo de entrega é de 90 dias a partir da data da visita técnica. O valor do total a ser investido, com recursos próprios da FMB, é de R$ 250 mil.

A sala é um sistema que traz maior mobilidade e praticidade para as equipes cirúrgicas e possibilita a realização de cirurgias videoassistidas com sistema de videoconferência e comando de voz. A tecnologia permite a transferência de informações do “paciente” e visualização do procedimento por todos os membros da equipe, controle digital do equipamento, além da capacidade de transmitir o procedimento para outras áreas da instituição por meio de conferência.

Na FMB, o sistema para a sala cirúrgica inteligente está vinculado a uma proposta de sala de ensino e debates à distância em cirurgias de experimentação animal, já que o mesmo permite o controle flexível e facilitado para a equipe médica, possibilitando controle da câmera de ambiente e visualização do paciente (movimentação e zoom), gravação e transmissão de vídeos em alta definição, entre outros recursos. Como o sistema permite a captação, transmissão e gravação de sinais em Full-HD com resultado pronto para copiar para DVD ou pendrive, o material poderá ainda ser utilizado em outras aulas de graduação ou outros treinamentos de residência.

A FMB pretende inserir-se no patamar das instituições médicas avançadas, com a utilização de sistemas tecnológicos interativos que permitam promover o ensino, a atualização e o aprimoramento dos profissionais da área de saúde. Outra vantagem é a possibilidade de preceptoria e colaboração à distância em tempo real, permitindo a participação de outros profissionais para segunda opinião, ensino e treinamento, inclusive de outras instituições e profissionais.

O Bloco II da Unipex foi reformado para receber a Sala Cirúrgica Inteligente. O objetivo é o ensino prático experimental, ampliando o escopo do ensino, de acordo com as novas diretrizes curriculares, bem como a aplicação na pesquisa com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas e de materiais.

 

Da Assessoria