Enfermagem da FMB participa de Inspeção Sanitária

O Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), em parceria com o Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI), vinculado a Secretaria de Estado da Saúde, promoveu, entre os meses de março e maio, pelo sexto ano consecutivo, uma atividade específica para propiciar aos seus graduandos vivência em Vigilância Sanitária – uma importante ação coletiva desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tema escolhido para 2015 foi “Inspeção Sanitária em Unidades de Saúde com Pronto Atendimento”.  

A ação resultou em oito inspeções, por meio das quais foram identificadas irregularidades associadas às deficiências na gestão, infraestrutura e processo de trabalho. As medidas administrativas adotadas foram desde orientações técnicas e encaminhamento dos relatórios com prazos estabelecidos para sanar as irregularidades, até a lavratura de cinco autos de infração em quatro municípios. 

Estiveram presentes nas atividades, entre os meses de março e maio, os municípios do Colegiado Regional de Gestão (CGR) Pólo Cuesta (Anhembi, Areiópolis, Bofete, Pardinho, Pratânia, Pereiras e Porangaba) que não possuem hospital na sua rede de serviços de saúde, mas têm unidades com Pronto Atendimento ou Sala de Urgência/Emergência. 

As ações integram as atividades didáticas da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva e têm por objetivo propiciar aos alunos do quarto ano do curso de enfermagem da FMB uma aproximação com o campo de atuação da vigilância sanitária, sua missão enquanto promoção e proteção à saúde  e propiciar a vivência do trabalho da vigilância sanitária dentro de uma estrutura regional, em um serviço de saúde público; 

 

tividades desenvolvidas

 

– Estudo da legislação sanitária referente ao tema proposto

– Visitas técnicas conforme cronograma das atividades

– Levantamento de dados por meio de inspeção sanitária nas Unidades de Saúde com Pronto Atendimento

– Elaboração de diagnóstico da situação sanitária dos serviços com proposta de adequações

–  Apresentação do diagnóstico sanitário aos gestores, na reunião do CGR Pólo Cuesta, pelos técnicos do GVS XVI