Cooperativa de Agentes Ambientais recebe vacina

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde e parceria com a Cáritas Arquidiocesana, realizou na Policlínica Central CS1, uma primeira etapa de vacinação preventiva dos dez membros da Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, instalada no Aterro Municipal, ? s margens da Rodovia Eduardo Zuccari, km 2. Estas pessoas foram imunizadas contra tétano, hepatite B e tríplice viral. As próximas doses das vacinas estão previstas para os meses de janeiro e fevereiro.

O foco da campanha é diminuir os riscos de possíveis doenças que os cooperados possam contrair em razão de suas atividades. Além da vacinação, eles foram orientados pela enfermeira Patrícia Ricci Machado dos Santos sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); manter consultas médicas preventivas a pelo menos cada seis meses; e noções de higiene.

A Cooperativa de Agentes Ambientais contribui com a gestão de resíduos sólidos de Botucatu. “As pessoas que fazem parte dessa cooperativa são pessoas sem poder aquisitivo algum e não apresentam qualificação técnica para se enquadrar no mercado de trabalho. Por esta razão, encontraram na separação dos materiais recicláveis o seu sustento. Através de simples ações como essa é possível melhorar as condições de saúde dessas pessoas, que são importantes atores no cenário ambiental e social de nossa Cidade”, afirma o secretário Municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani.