Clínica recebe coordenador de Políticas sobre Drogas

Nesta quarta-feira (03), a Clínica Sarad (Serviço de Atenção de Referência em Álcool/Drogas) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), recebeu o coordenador da Rede de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, doutor Mário Sérgio Sobrinho para apresentação do selo “Parceiros do Programa Recomeço”.

Este selo visa estabelecer parceria com empresas privadas e públicas que promovam ações de integração e ressocialização, e em contratação empregatícia das pessoas que saem do Programa Recomeço.

O Programa no qual o Sarad de Botucatu está inserido, envolve programas, ações de prevenção, tratamento, reinserção social, acesso à justiça e de redução de vulnerabilidade social e de saúde, a dependentes químicos e seus familiares em suas áreas de atuação. 

Sérgio Sobrinho ressaltou a necessidade de ações que possibilitem meios para que os dependentes químicos, as famílias e a sociedade recebam ajuda, orientação e apoio. “A Rede Paulista de Políticas sobre Drogas é uma iniciativa que, depois de algumas ações, percebeu a importância que o gestor público tem para articular, implementar e efetivamente realizar ações de políticas de drogas e, mais do que isso, proporcionar mecanismos de ações concretas para que a questão da drogadição seja enfrentada”, explicou.

Ele realça que o nome Rede Paulista de Políticas sobre Drogas já mostra que não é possível pensar dependência química e imaginar que alguém ou alguma organização isoladamente vai conseguir caminhar nessa trilha. “Não vai. Todos temos que trabalhar com muita sintonia, cada qual com suas particularidades.  É muito útil que os municípios tenham programa de enfrentamento às drogas”, concluiu.