Centro de Saúde Escola promove oficina de planejamento

Oficina de planejamento CSE_2016 (1)No dia 3 de junho foi realizada oficina de planejamento do Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). O objetivo é traçar um plano de ação para os próximos anos (2016/2018), projetando atividades, investimentos e prioridades para o CSE. Ao todo, 25 pessoas participaram da oficina, incluindo a vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika).

A iniciativa, realizada no bairro Demétria, foi pautada por discussões sobre os problemas enfrentados no cotidiano das duas unidades de saúde do CSE, desafios, levantamento de prioridades, ações exitosas e sugestões para aprimoramento dos serviços. “O trabalho foi extremamente enriquecedor e necessário para se traçar parâmetros visando o desenvolvimento futuro do CSE, fortalecendo seu papel no cenário da qualificação à integralidade do cuidado à saúde na atenção primária, como campo de formação e inovação em ensino, extensão e pesquisa e na ampliação das redes de atenção em nosso município e região”, destaca professora Eliana Goldfarb Cyrino, supervisora da unidade.

Esta foi a primeira atividade de planejamento do CSE, em 2016, que deverá ser analisada, discutida e aprovada por todos os funcionários das duas unidades (Vila dos Lavradores e Vila Ferroviária), apresentada ao seu conselho deliberativo e a diretoria da FMB para análise e, posteriormente, encaminhada a Reitoria da Unesp para concretização.

A oficina foi organizada pelo grupo gestor do CSE, teve como mediador o professor Antônio de Pádua Pithon Cyrino, do Departamento de Saúde Pública da FMB, e contou com a participação de representantes de docentes que atuam no CSE, estudantes, residentes, aprimorandos, usuários do serviço e a chefia do Departamento de Saúde Pública da FMB.

Sobre o CSE – O  Centro de  Saúde Escola conta com duas unidades, uma na Vila dos Lavradores e uma na Vila Ferroviária e é parte do Sistema Único de  Saúde (SUS) de Botucatu, respondendo por aproximadamente 30% da atenção básica do município em diversas modalidades de atendimento: consultas individuais, grupos terapêuticos, atividades de educação permanente e promoção da saúde, busca ativa, vigilância em  saúde, visitas domiciliares, atividades em sala de espera, aconselhamento, coleta de exames, vacinação, pequenos procedimentos cirúrgicos, procedimentos odontológicos, entre outros. É uma unidade que se destaca como campo de formação profissional para estudantes de graduação, aprimoramento, residência da Unesp e profissionais da saúde, além das ações de extensão e desenvolvimento de pesquisas e inovações na atenção primária.

Assessoria FMB