Centro de Anestesia do HCFMB é considerado um dos melhores do Brasil

Avaliações anuais da Sociedade Brasileira de Anestesiologia destacam o serviço como referência no país

naestesia-unesp-hcO Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi criado em 1977. Hoje, engloba as disciplinas de Anestesiologia Clínica, Reanimação e Assistência Ventilatória e Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos. Na época, foi o primeiro Departamento de Anestesiologia do Brasil.

O Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos foi implantado de modo pioneiro no HCFMB pelo Prof. Dr Lino Lemônica em 1989. Hoje, o ambulatório realiza atendimento para pacientes em tratamento de dor crônica. Atua nas enfermarias, Centro Cirúrgico e Pronto-Socorro do HCFMB, atendendo pacientes que sofrem de dor aguda. O serviço também oferece visitas domiciliares semanais a pacientes com dor crônica impossibilitados de realizar o tratamento no HCFMB, e conta a participação de uma equipe multidisciplinar.

Por meio de docentes vinculados ao Departamento, são desenvolvidas atividades de assistência e ensino no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que dispõe, como palco de ensino e pesquisa, do Centro Cirúrgico do HCFMB, além da Sala de Recuperação Pós-Anestésica, Centro Obstétrico, unidades de exames diagnósticos, ambulatório do Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos e enfermarias, onde são realizadas as avaliações pré e pós-anestésicas. Especialistas desta área ainda atuam no Hospital Estadual Botucatu (HEB).

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica criada em 1986 no HCFMB pelo Prof. Emérito José Reinaldo C. Braz foi uma das primeiras do Brasil. “Somente após essa implantação, diversos hospitais do país se inspiraram no modelo criado no HCFMB, e também passaram a contar com essa área de recuperação dos pacientes anestesiados, seja por sedação, anestesia geral (inalatória ou venosa) ou bloqueios, como a raquianestesia”, afirma o Prof. Dr Leandro Gobbo Braz, chefe do Departamento de Anestesiologia.

No início do ano de 1990, o Prof. Emérito Pedro Thadeu G. Vianna, após realizar seu pós-doutorado na Inglaterra, aprimorou a técnica da anestesia venosa total com auxílio da computação (Target-Controlled Infusion – TCI). Implantou a prática de anestesia venosa no HCFMB, de onde expandiu para todo o Brasil, sendo uma das formas de anestesia geral mais usadas atualmente nos procedimentos anestésico-cirúrgicos.

Em 1992, foi publicada pelos docentes do Departamento Prof. Emérito José Reinaldo C. Braz e pela Profª Titular Yara Marcondes M. Castiglia, a 1ª edição do livro “Temas de Anestesiologia para o Curso de Graduação em Medicina”. Esta obra, que contou com a participação de todos os membros do Departamento, foi premiada com o Prêmio “Jabuti”, o maior prêmio da Literatura Brasileira, pela Câmara Brasileira do Livro, em 1993. Hoje, o livro é utilizado em vários Centros de Treinamento do Brasil, e é considerado o melhor livro na área de Ciências Naturais e Medicina da atualidade.

Dr. Leandro destaca que o HCFMB tornou-se referência brasileira no serviço de anestesia não apenas na prevenção e tratamento da dor, mas por integrar diversas especialidades médicas e ensinar a identificar eventos clínicos que necessitem do tratamento imediato. “Anualmente, nosso Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Departamento de Anestesiologia da FMB/Unesp passa por diversas avaliações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Os critérios de avaliação são muitos, como ensino, pesquisa, residência, prêmios, entre outros. Com muita união, parceria e amor pelo que fazemos, nosso CET sempre esteve entre os primeiros do Brasil, o que nos orgulha muito”, diz.

Ensino e Pesquisa

O curso de Anestesiologia da FMB/Unesp têm a função de apresentar aos graduandos temas relevantes para a sua atuação segura como médico generalista.

O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, com suas atividades de pesquisa e de ensino, foi criado e implantado pelo Prof. Emérito José Reinaldo C. Braz no ano de 1994 e tem conceito 5 pela CAPES. Além de atividades de ensino, são realizadas pesquisas clínicas, experimentais e revisões sistemáticas que são apresentados em diversos Congressos de Anestesiologia no Brasil e no exterior além de resultarem em trabalhos publicados em periódicos indexados.

A Residência Médica em Anestesiologia, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica e Sociedade Brasileira de Anestesiologia, possui carga horária anual de 2880 horas/ano, sendo que 80% destas são realizadas em atividades no HCFMB e 20% em aulas teóricas e tem duração de três anos.

O Departamento de Anestesiologia recebeu inúmeros prêmios, como melhor trabalho apresentado em Congresso Médico Acadêmico, em Congresso Paulista e Brasileiro de Anestesiologia, melhor CET do país dentre outros. As linhas de pesquisa do Departamento também possuem diversos trabalhos premiados na Academia Brasileira de Medicina e em diversos Congressos de Anestesiologia no Brasil e no exterior.