APA promove castração gratuita de cães e gatos

No próximo domingo (29), das 9 às 12 horas, a Associação de Proteção aos Animais (APA) de Botucatu estará na Unidade de Saúde do Santa Maria, região Sul da Cidade, que abrange bairros como Jardim Aeroporto, Cedro, Parque Residencial 24 de Maio, entre outros. Na oportunidade será promovido agendamento para castração gratuita de cães e gatos (executada por clínicas veterinárias conveniadas à APA) e orientações relacionadas à saúde destes animais. O serviço é destinado prioritariamente a famílias carentes, que não possuem condições financeiras para castrar o animal de estimação em uma clínica particular.

A castração, além do aspecto de saúde pública no controle populacional e de zoonoses, busca diminuir o número de animais errantes nas vias públicas que estariam expostos a acidentes, brigas, doenças e maus tratos. O procedimento também atua na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama, útero e ovário (no caso das fêmeas) e contra o câncer de próstata (no caso dos machos). 

O convênio com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria da Saúde, permite que a APA, castre mais de 3 mil animais por  ano. A ONG, que atua no Município desde 2003, também promove ações na Prefeitura nos Bairros e todo sábado na Praça Emília Peduti (Bosque), com a tradicional “feirinha” de doação de animais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) (14) 9.9701-2088 ou pelo Facebook: facebook.com/apabotucatusp.