Alunos do ensino médio recebem orientações sobre saúde sexual e reprodutiva

saude sexual (4)

Recentemente a Liga de Saúde Sexual e Reprodutiva (SASERE) da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, composta por alunos de diversos cursos do Campus de Botucatu, dentre eles: Enfermagem, Biomedicina, Física Médica e Biologia, realizou ações educativas relacionadas a temática da Saúde Sexual e Reprodutiva para os alunos do 9º ano da Escola Dom Lucio. As atividades aconteceram durante uma semana, onde foram abordados diversos temas de forma dialógica, através de dinâmicas, vivências e teatro.

A maioria dos adolescentes inicia sua vida sexual cada vez mais cedo, sendo que no início de suas vidas sexuais são particularmente vulneráveis à epidemia do HIV/aids ao mesmo tempo em que não se sensibilizam em discutir isoladamente a doença, e sim questões que imediatamente parecem-lhes mais próximas – sexualidade, iniciação sexual, novas experiências, gravidez – justamente as condições que os tornam mais vulneráveis e que por isso foram privlegiadas nesse projeto.

Os jovens mostraram-se bastante interessados em relação a temática e realizaram diversas perguntas durante as atividades. Isso motiva a Liga SASERE a expandir esse trabalho para as demais escolas do município de Botucatu.

A Liga SASERE é coordenada pela Profa Dra Rúbia de Aguiar Alencar, docente do Departamento de Enfermagem, que também é responsável pelo Projeto de Extensão “Saúde sexual e reprodutiva: educação em saúde e prevenção de DST e Aids para jovens e adolescentes” que é responsável por desenvolver as ações educativas na Escola Dom Lúcio. Também contamos com o apoio da Profa Dra Margareth Aparecida S. de Almeida, docente do Departamento de Saúde Pública, os Enfermeiros Caio Cavassan Camargo e Lucas Cardoso, além da parceria da Enfermeira Juliane Andrade, coordenadora do Programa Municipal de DST/aids. Maiores informações pelos e-mails: rubia@fmb.unesp.br ou fabiana-tr@hotmail.com.