Trem arrasta carro por 20 metros em São Manuel

A Polícia Militar de São Manuel registrou neste domingo um acidente envolvendo um trem da empresa América Latina Logística (ALL) e um Ford Ka, placas EID-6664, conduzido por Rafael Alves (68), no Bairro Santa Terezinha, que transitava pela Rua São Luiz, sentido bairro/centro e foi atingido pela composição, sendo arrastado por, aproximadamente, 20 metros.

No Boletim de Ocorrência (BO) consta que maquinista declarou que o Ford KA estava parado sobre a linha férrea e ele chegou a acionar o freio, mas não deu tempo de parar. Disse, ainda, que teria acionado o aviso sonoro a 200 metros do cruzamento.

O motorista do KA saiu do acidente sem ferimentos, mas bastante assustado. Alegou que transitava com o carro e ao passar pelo cruzamento sentiu a pancada e não teria ouvido o aviso sonoro. A locomotiva seguiu viagem após o acidente.

{n}Lei Municipal{/n}

Em São Manuel existe uma lei que obriga a instalação de cancelas eletrônicas nas passagens de nível, que até o momento não vem sendo cumprido ALL, e nem as multas estão sendo aplicadas como prevê a lei.

Na semana passada a justiça federal chegou a suspender a circulação de trens em todo o centro-oeste paulista alegando falta de manutenção nos trilhos, passagens de nível sem estrutura, além do não cumprimento de um acordo, sob a ameaça da empresa ser multada em R$ 100 mil por dia.

A América Latina Logística (ALL) conseguiu prazo de 60 dias para se adequar aos compromissos firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2011, que busca a recuperação e manutenção das linhas ferroviárias. Como medida de segurança, propôs diminuir a velocidade dos trens na região até o cumprimento de todas as obrigações pendentes.

Fonte e Fotos: Rodrigo – Istoaqui.com.br