São Manuel inicia a construção da UPA 24 horas

Foto ilustrativa

 

A Prefeitura de São Manuel iniciou a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Município, na Avenida José Horácio Mellão, próxima ao complexo Poliesportivo. Uma das principais funções da unidade é desafogar o  Pronto Socorro (OS) da cidade, ampliando e melhorando o acesso do são-manuelense aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

A UPA 24 horas trabalha de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que também terá uma unidade construída em São Manuel, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o Samu presta os primeiros atendimentos e encaminha o paciente à UPA.

Sirley Justo, Diretora de Saúde do Município diz que funcionando sete dias por semana e 24 horas por dia, a estrutura da Unidade contará com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. Hoje, aproximadamente 97% dos casos que chegam até a Unidade são solucionados. Ao chegar a UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria Unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Ela enfatiza que  a Unidade será responsável pelos primeiros atendimentos nos casos de natureza cirúrgica ou de trauma. “A UPA tem a função de prestar os primeiros atendimentos aos pacientes, realizando a investigação e o diagnóstico inicial. Assim como ocorre em todo o Brasil, aqui em São Manuel ela trabalhará alinhada ao Samu, responsável pelo fluxo de atendimento e encaminhamento do paciente ao serviço de saúde adequado a cada situação”, afirma.

Prefeito Marcos Monti salientou que a UPA resultará na melhoria da saúde pública da população. “É importante destacar que além dessa obra, estamos finalizando a construção de um novo Posto de Saúde na Vila Ayres e a reforma dos Postos de Saúde da Vila São Geraldo, Cohab I e Distrito de Aparecida, readequando para a acessibilidade o Posto de Saúde Central e em breve construiremos um novo Pronto Socorro (PS) no Jardim Santa Mônica, isso sem contar a construção de uma unidade do Samu que iniciaremos em breve e a reestruturação da farmácia da Prefeitura”, enumera o prefeito.