Padre queniano assume paróquia em São Manuel

O padre queniano James Mwaura Mbugua assume a Paróquia São Manuel no próximo domingo ? s 10 horas no Santuário Santa Teresinha. A ordenação será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu Dom Maurício Grotto de Camargo.

Sacerdote nasceu no dia 30/09/1977, na cidade de Eldoret, no Quênia (África). Filho de George Mbugua e Margaret Njoki, James tem uma madrasta Ann Wambui, dois irmãos e três irmãs. Em 1994, quando estava no penúltimo ano do seminário, sentiu o chamado de Deus para ser um missionário, mas não sabia em qual congregação deveria ingressar.

Certa noite, quando estava em uma biblioteca lendo, encontrou uma revista chamada “The seed”, quer dizer “A semente”, que era publicada pelos Missionários da Consolata no Quênia. Ele gostou do nome “Consolata” e foi simplesmente assim que conheceu os Missionários da Consolata; pegou os contatos e começou a escrever para o responsável de Animação Vocacional dos Missionários da Consolata, na época, padre Atillio Lerda. Ao terminar os estudos, trabalhou por dois anos numa empresa, enquanto ficava em contato com o padre responsável da animação missionária.

Em 2001 ingressou no Instituto Missões Consolata, cursando o propedêutico em Nairóbi, capital do Quênia. Cursou Filosofia de 2002 a 2005 em Nairóbi, após isso, ainda no Quênia realizou o noviciado na cidade de Sagana, concluído com a primeira profissão religiosa no dia 15/07/2006. Ao terminar o noviciado foi destinado para São Paulo (Brasil), onde realizou seus estudos teológicos de 2007 a 2010.

Ao concluir os estudos foi enviado para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo na Bahia, para realizar uma experiência pastoral. Se tornou diácono no dia 03/12/2011 em Monte Santo na Bahia. Voltou para o Quênia onde foi nomeado padre no dia 06/10/2012. Após a ordenação foi destinado novamente a região do Brasil e assim chegou a São Manuel no dia 03/01/2012 onde se encontra até hoje.