PM e GCM realizam fiscalização em mototaxistas

Numa operação conjunta desencadeada pela Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM) nesta terça-feira (18)com o intuito de fiscalização nas empresas de mototáxi em Botucatu, foram feitas diversas averiguações e apenas três foram multadas por irregularidades em desacordo com a legislação vigente. Outras seis estavam em situação regular, além de um cidadão que estavam em uma das agências fiscalizadas, que estaria efetuando transporte de pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em consequência disso, teve a moto apreendida pela PM.

Na última semana 83 mototaxistas receberam o certificado do curso especializado, determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde agosto de 2012, aos profissionais que exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas para o transporte de passageiros. Ele foi oferecido de forma gratuita na Universidade do Trabalhador (Unit – polo 1) e incluiu aulas teóricas e práticas divididas em 30 horas.

Os temas abordados foram: Ética e Cidadania na Atividade Profissional; Noções Básicas de Legislação; Gestão do Risco Sobre Duas Rodas e Segurança e Saúde; Transporte de Pessoas; além de Prática de Pilotagem Profissional. Para que os profissionais da área possam ser habilitados para sua segurança e a dos passageiros, a Prefeitura de Botucatu entrou em contato com o Detran-SP e apresentou os documentos necessários para que o Município estivesse apto a oferecer os cursos obrigatórios.

Ações serão constantes e mototaxistas com pendências ou tenham o interesse em regularizar a situação ou até mesmo tirar dúvidas, basta procurar a sede da instituição na Rua Victor Atti, nº 145, Vila dos Lavradores ou pelo fone 3882-0932