Gepom desenvolve palestra no Patrulha da Paz

Um ciclo de palestra anti-drogas está sendo realizado no programa Patrulha da Paz, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, onde as 10 escolas participantes vêm recebendo a visita de grupos especializados da própria Guarda, contando relatos de apreensão e também mostrando através de palestra os danos causados pelo uso de entorpecentes e seus derivados.

Segundo o agente municipal Silvio Prado do Grupo Especializado de Patrulhamento com Motos (Gepom) “o objetivo da palestra e que as crianças vejam o lado obscuro do efeito das drogas e evitem a utilização das substâncias pela primeira vez, pois é de conhecimento que experimentar tal entorpecente uma vez acarreta a dependência química no organismo”.

Já para o instrutor do programa Robson Nóbrega “o intuito de chamar agentes para ministrar a palestra é que as crianças observem a realidade, que temos escolha a fazer para nosso futuro, as crianças devem estar preparadas para no momento certo recusarem a entrada no mundo das drogas nem que a maneira de mostrar isso seja impactante para alguns”.

Segundo Nóbrega “a matéria do combate às drogas e o abuso das bebidas alcoólicas está inserida dentro desse programa já existente há cinco anos e trabalha com alunos do quinto ano escolar da rede municipal de ensino”. Cita que as  outras quatro vertentes do programa são: Trânsito Seguro;  Cidadania e Civismo; Pequenos Acidentes Domésticos; e História da Guarda Municipal.  “No dia 18 de novembro no Auditório do Colégio La Salle ocorre à formatura e premiação das 750 crianças assistidas pelo programa”, lembra.