GCM realiza solenidade para homenagear agentes

Na tarde desta sexta feira, a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma solenidade para homenagear agentes que se destacaram no exercício do trabalho. Na solenidade, o GCM Lucas Trombaco da equipe do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) recebeu a homenagem como destaque do ano de 2011, pela operação realizada dia 22/12/2011.

Trombaco, nesse dia, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, em operação conjunta com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), localizou na lavanderia num apartamento nos prédios do CDHU na Vila Jardim, grande quantidade de entorpecente, resultando na prisão de uma mulher que segundo informações estaria guardando a droga para um traficante.

A operação resultou na apreensão de 33 quilos de maconha e 200 gramas de cocaína e, segundo cálculo da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), foi retirado de circulação cerca de R$ 170.000,00 em drogas que seriam comercializadas na cidade. Tal prisão foi resultado de uma informação que o referido GCM obteve durante o patrulhamento comunitário que a GCM desenvolve todos os dias por toda a cidade.

“Não bastassem as prisões que o GCM Trombaco participou nota-se que vêm demonstrando ser um grande profissional, jamais deixando de desenvolver a função primária da GCM, tratando os cidadãos com urbanidade e respeito, seja desde um atendimento comunitário até mesmo grandes prisões, retirando de circulação pessoas que infelizmente não conseguem viver em sociedade e respeitar as leis”, frisou o secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos.

{n}Destaque de dezembro{/n}

Já os agentes Paula e Jayme tornaram-se destaque no mês de dezembro, em razão da ocorrência atendida no dia12/12/2011, durante patrulhamento preventivo e comunitário no Terminal Rodoviário quando depararam-se com um indivíduo em atitude suspeita. Diante da mudança de comportamento do mesmo a referida guarnição optou pela averiguação e durante a consulta dos antecedentes criminais do indivíduo no Sistema Informações de Segurança (INFOSEG) verificou-se que o mesmo estaria sendo procurado pela Justiça do Estado do Paraná.

Diante da situação, o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) onde ficou confirmado que o averiguado estava procurado pela prática de crimes na cidade de Rolândia-PR. “Tal ação dos referidos GCMs contribui para que a instituição continue desenvolvendo um trabalho de excelência junto ? população e principalmente realizando sua função constitucional, sendo que este fato aconteceu no Terminal Rodoviário, onde existe um fluxo considerável de pessoas, além de ser a porta de entrada da cidade de Botucatu”, explicou Adjair de Campos.

{n}Mais dois destaques{/n}

Ainda durante esta solenidade foram homenageados os agentes Lazarini e Antunes, que foram destaques no mês de novembro. Eles, quando em serviço no dia 07/11/2011, durante atendimento de ocorrência na Rua Sílvio Antônio, Jardim Itamarati, efetuaram a prisão em flagrante de um indivíduo que tinha acabado de agredir a esposa e ameaçá-la de morte.

Durante a diligência a referida guarnição conduziu as partes envolvidas na ocorrência até o Plantão Policial, culminando na prisão do autor do crime. “Além da postura descrita acima fica notório que os guardas representam significativamente o perfil da GCM trabalhando de maneira comunitária e, principalmente, respeitando e garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos que são atendidos”, justificou o secretário de Segurança Pública.