GCM realiza curso de requalificação anual

Todos os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu estão realizando a requalificação profissional anual e teste de tiro prático, respeitando a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp), bem como avaliação de tiro defensivo nos moldes da legislação vigente. Os agentes estão passando por 80 horas de instrução pertinentes a atribuição da GCM.

Os instrutores foram na grande maioria da própria Instituição, agentes treinados exclusivamente para preparar os GCM’s na execução do trabalho operacional; atender a população com urbanidade e dignidade, prezando principalmente as garantias constitucionais das pessoas. São instrutores preparados, com as seguintes especialidades: Bacharel em Direito, Promotora Nacional de Polícia Comunitária credenciada pela Senasp, Instrutor de Tecnologias Não-Letais credenciado pela Condor do Brasil, Armeiro treinado pela Taurus do Brasil dentre outras especialidades.

O Instrutor Gisson Costa Amorin, de Piracicaba, profissional com vasta experiência e credenciado pelo Departamento de Polícia Federal está ministrando as aulas de tiro, bem como realizando a aplicação e avaliação do teste anual aos GCM’s. Amorin esteve aplicando os testes nas instalações do Clube de Tiro Tactical Shoot.

Também foram ministradas instruções abordando os seguintes temas: Aspectos jurídicos constitucionais; Princípios constitucionais: direitos e garantias; Guarda Municipal e Constituição Federal; Funções e atribuições; Poder de policia: conceito, discricionariedade e limites; Lei Municipal; Poder de Policia Municipal; Ética na prática profissional; Respeito e atitudes de justiça; Agente promotor de cidadania; Respeito ? lei; Apresentação de ocorrência ? autoridade policial; Inquérito policial; Operação Visibilidade; Distribuição de equipes em pontos estratégicos da cidade; Formação de patrulhas de patrulhamento preventivo ? pé nos corredores comerciais; Armamento e tiro; Teste prático de tiro de requalificação anual para Guarda Civil Municipal de Botucatu; Técnicas e procedimentos operacionais; Procedimentos operacionais da GCM; Técnicas em atendimento de ocorrência; Abordagens a pessoa; Abordagens a veículos; Aspectos práticos e Técnicas e procedimentos operacionais.

Não faltaram curso de Uso legal e progressivo da força; O que são equipamentos não letais; Emprego tático do equipamento não letal e letal – suas consequências; Equipamentos e munições não letais; Equipamentos letais; A arma de fogo e o uso progressivo da força; Regras de segurança com a arma de fogo; Limpeza e conservação da arma de fogo de uso individual e Instrução Prática.