Evento revela retrato da segurança em Botucatu

Nesta terça-feira (9) as três forças de segurança que atuam no município – Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal – estarão reunidas para apresentação das ações e indicadores que solidificam a posição de Botucatu no topo do ranking das cidades mais seguras do Estado de São Paulo. O evento denominado “Botucatu Contra o Crime: o Retrato da Segurança” acontecerá a partir das 19h30, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”. 

Aberto ao público e com entrada franca, reunirá diversas autoridades, entre elas o prefeito João Cury Neto; o comandante da Polícia Militar, Tenente-Coronel Jorge Duarte Miguel; o delegado seccional de Polícia Civil, Antonio Soares da Costa Neto; o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, Adjair de Campos e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia.

Com base em estatísticas oficiais foi realizado um minucioso levantamento dos índices de cada modalidade de crime de todos os 76 municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes. Os números revelam que a partir de 2009, ano em que passou a ser implantada uma nova política de segurança pública baseada em ações integradas entre as polícias e a Guarda Municipal, Botucatu viu reduzir drasticamente a criminalidade, mantendo-se em posição de destaque no cenário estadual. 

Um dos indicadores comemorados diz respeito aos casos de roubo. Por quatro anos consecutivos Botucatu se sustenta na primeira posição do ranking levando em conta o número de registros por cada grupo de 100 mil habitantes.  O evento também servirá para o anúncio de novidades na área de segurança pública com objetivo de ratificar a disposição das autoridades em continuar reduzindo os índices criminais para consolidar o município entre os mais seguros do Estado de São Paulo.