Efetivo da GCM recebe mais 14 armas de fogo

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu apresentou na tarde desta quarta-feira (30) mais 14 armas de fogo a serem utilizadas por seus agentes. Com essa aquisição o efetivo da GCM passa a contar com 32 pistolas modelo 380 e duas espingardas calibre 12.

Segundo o secretário Municipal de Segurança, Adjair de Campos, o investimento nesse armamento foi de aproximadamente R$ 30 mil. Segundo ele, os guardas municipais estão capacitados de forma técnica e psicológica para o uso das armas pela Polícia Federal.

“Proporcionamos a nossos guardas constantes treinamentos e de qualidade, como o recente curso ministrado por um dos instrutores da formação das policiais de elite do Rio de Janeiro, que inclui o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Mas se faz necessário destacar que em 2010 realizamos mais de 25 mil ações preventivas, sem ao menos disparar um único tiro. Isso mostra o potencial e preparo de nossos agentes”, destaca.

Na visão do GCM Pimentel, a aquisição dessas novas armas também traz mais seguranças para os agentes em período integral. “É mais seguro visto que os marginais nos reconhecem nas ruas nos horários de folga. Já que a legislação permite usar as armas em nossa folga, nós (guardas) e nossas famílias nos sentimos mais seguros”, explica.

Este investimento do Poder Público é visto pelo prefeito João Cury Neto como essencial na área de segurança e ajuda a entender os excelentes resultados obtidos pelo Município a nível Estadual. “Somos o menos violento entre os 75 municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado de São Paulo. Temos sim a obrigação de oferecer maior resguardo e infraestrutura aos nossos guardas, mas temos a certeza que não é apenas com armas de fogo que vencemos a criminalidade. É através de Educação e projetos nas áreas sociais e esportivas que conseguimos evitar desastres maiores, sem precisar efetuar um único disparo”, comenta.

Hoje a GCM possui um efetivo de aproximadamente 65 guardas. Antes do ano de 2009, a Guarda possuía apenas 32 soldados. Atualmente, além das armas de fogo, a GCM trabalha com aproximadamente 20 tasers, armas não letais de condução elétrica.

Em 2010, a Guarda Civil Municipal contabilizou 31.846 ações praticadas junto ? comunidade botucatuense, a maioria através do patrulhamento preventivo e monitoramento por câmeras espalhadas pela Cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação