Cascavel é capturada em cozinha de residência

Atendendo solicitação feita via 199 ? guarnição do Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA), formada pelos Guardas Civis Municipais Carlos e Amâncio se deslocou até a Rua Um, nº 401, Quadra 23, no Bairro Alvorada da Barra, para fazer a captura de uma cobra cascavel que foi localizada na cozinha da residência de um senhor chamado Rodrigo.

Depois de fazer a captura da cascavel, que é uma das mais perigosas e mortíferas serpentes venenosas do reino selvagem, os agentes fizeram o encaminhamento ao Centro de Estudos e Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp de Botucatu, na Fazenda Lageado, onde ficou aos cuidados dos biólogos responsáveis pelo local para ser tratada e deverá permanecer por, pelo menos, 60 dias sob observação antes de ser devolvida ? natureza.

{n}Características da serpente{/n}

A cascavel por ser responsáveis por 8% dos acidentes ofídicos que ocorrem no País, está entre as mais temidas serpentes brasileiras. Fiel aos hábitos da grande maioria das serpentes, só costuma atacar o homem quando se sente molestada por ele, ocasião em que reage com agressividade. Vive em toda América do Sul e prefere campos abertos e regiões secas e pedregosas.

Quando se sente ameaçada, enrola-se quase que por inteiro, mantendo erguida em forma de “S” a parte anterior do corpo. Então, levanta a cauda e começa a vibrá-la rápida e vigorosamente, emitindo o característico som de seu guizo (um “chocalho” localizado na parte terminal da cauda), fazendo um ruído que pode ser ouvido a dezenas de metros.