Unesp abre vagas para Anestesiologia Veterinária

Foto: Divulgação

A partir de agosto de 2013, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, contará com mais um residente na área de Anestesiologia Veterinária, atuando no atendimento do Hospital Veterinário.

A nova vaga foi viabilizada através de uma parceria entre a Faculdade e a empresa Nestlé Purina, que vai patrocinar uma bolsa para residente. “A Unesp é um centro de renome e nos apresentou uma proposta muito bem embasada. Iniciativas que nos permitem apoiar o desenvolvimento acadêmico são bem recebidas pela empresa”, afirma Edward Queiroz Tedde, representante de informação veterinária da Nestlé-Purina para o interior de SP.

“Cada vez mais a universidade está buscando uma maior integração com a iniciativa privada e, nesse contexto, essa parceria é muito importante porque reverte em investimentos para a qualificação de profissionais. Essa colaboração é tradicional em países desenvolvidos e precisa ser mais frequente no Brasil”, analisa o professor Francisco José Teixeira Neto, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ.

A área de Anestesiologia Veterinária conta atualmente com quatro residentes. A nova vaga vai atender uma demanda crescente por profissionais da área. “O residente em Anestesiologia atua com as mais variadas espécies, desde cães e gatos até grandes animais, além de outras espécies de interesse zootécnico e animais silvestres”, exemplifica o professor Francisco.

“No tocante ? rotina do Hospital Veterinário, a atuação dos residentes em Anestesiologia vem aumentando de forma exponencial nesses últimos anos, especialmente, com a criação de novas áreas de atendimento hospitalar, como o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) e o Diagnóstico por Imagem por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.”

O processo seletivo para a nova vaga de residência em Anestesiologia Veterinária acontecerá até o final deste mês. Informações detalhadas sobre as inscrições e a data da prova de seleção serão divulgadas em breve no website da FMVZ. “Trata-se de uma boa oportunidade para profissionais que se graduam no meio do ano”, conclui o professor Francisco. As atividades do novo residente começam já em agosto de 2013.