TG comemora Dia da Pátria doando sangue

Em comemoração ao Dia do Exército, 19 abril, o Tiro de Guerra 02-048 realizou, nos dias 22 e 23, a primeira doação das já tradicionais Campanhas de Doação Voluntária de Sangue que ocorrem durante o ano de instrução. Nesta primeira doação foram em torno de 70 jovens dos 100 matriculados.

Segundo os instrutores do TG, sargentos Berdeleu e Sandro Marcos, esta campanha é muito importante aos jovens matriculados, pois “enaltece o espírito de civismo e cidadania, sentimentos tão buscados pela Instituição e dá a oportunidade desses jovens retribuírem ? sociedade o grande apoio e incentivo que vem recebendo”.

O coordenador do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro de Botucatu, Paulo de Alencar Pompiani destaca que o exemplo do TG poderia ser seguido por outras instituições de Botucatu e outras cidades da Cidade e região, já que o Hospital das Clínicas (HC) está necessitando, urgentemente, de doadores, principalmente, os dos tipos O Negativo e O Positivo para dar suporte ao estoque.

“Embora o serviço esteja apto a receber 130 doadores num único dia, diariamente são captadas menos da metade desse montante, que é insuficiente para atender a demanda”, ressalta Pompiani, lembrando que o Hemocentro está fazendo um apelo para estimular o hábito de ser doador. “A manutenção dos estoques de sangue está comprometida e precisamos estar sempre repondo”, acrescenta.

Para ser um doador de sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 ? s 16h30 e aos sábados das 7 ? s 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.