Senac diz que empresas tem escassez de mão de obra

Hoje as empresas colocam o capital humano como fator determinante para se destacar no mercado. A afirmação é de Rafael Garcia Campos, docente da área de administração e negócios do Senac Botucatu. Ele lembra que o setor sofre com falta de profissionais capacitados.

Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento ManpowerGroup  (1) divulgada em agosto, a taxa de escassez de mão de obra qualificada no Brasil é de 63%, contra 36% da média mundial. A área de recursos humanos está entre as dez com maior falta de talentos.

Outra pesquisa, feita pela empresa de recrutamento Robert Half[2], mostrou que 86% dos diretores de recursos humanos do Brasil se disseram preocupados com a retenção de bons profissionais. Ao lado do Chile, o país é o que mais se preocupa com este aspecto.

"Isso é reflexo do aumento na importância do capital humano dentro das empresas. Sem pessoas qualificadas para trabalhar na seleção e retenção de recursos humanos, uma consequência natural é que as empresas não consigam contratar os melhores profissionais disponíveis no mercado. Isso afeta diretamente o faturamento", afirma Campos.

Para capacitar profissionais neste setor, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Técnico em Recursos Humanos. A capacitação apresenta conceitos de relações pessoais, psicologia, legislação, entre outras áreas. O profissional sai preparado para aplicar processos seletivos e treinamentos nas empresas.

As aulas começam no dia 13 de outubro e vão até março de 2016. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/botucatu. Mais informações pelo telefone (14) 3112-1150.

 

Serviço

Técnico em Recursos Humanos

Data: 13 de outubro de 2014 a 20 de março de 2016

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas

Duração: 800 horas

Local: Senac Botucatu