Senac Botucatu orienta sobre tipos de depilação

O excesso de pelos incomoda muitos homens e mulheres. A retirada não é apenas por vaidade, mas por questão de conforto e higiene. Existem diversos tipos de depilação que facilitam a solução do problema. Joyce Firmino, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Botucatu, dá algumas dicas para a escolha do melhor método.

Para quem precisa de um resultado imediato e com duração de curto prazo, ela recomenda a lâmina ou os cremes depilatórios. “A depilação com lâmina é prática e indolor. No entanto, os pelos crescem mais rápido e a pele acaba ficando mais áspera porque os fios começam a crescer para todas as direções”, afirma. O procedimento pode causar coceiras e alergias em peles mais sensíveis. Também é preciso tomar cuidado para não se ferir.

Já os cremes promovem um processo químico para a desintegração dos fios, facilitando a remoção. A raiz não é atingida, por isso, os pelos voltam a crescer em um prazo de uma semana. “Estes produtos tendem a alterar o pH da pele e podem provocar reações. Por isso, é recomendado fazer um teste de irritabilidade em uma pequena parte do corpo antes de realizar a aplicação”, completa.

As ceras são as opções mais procuradas para a depilação duradoura. Os resultados, geralmente, permanecem entre 20 e 25 dias. O método frio, por ser mais doloroso, é indicado apenas para a região das pernas. “Já a cera quente pode ser usadas sobre qualquer parte do corpo. Dói menos porque o calor funciona como anestésico. A cera dilata os folículos pilosos e facilita a extração dos pelos com a raiz”, explica.

Outra técnica indicada para as pessoas que são mais sensíveis à dor é a depilação com linha (foto). Ela evita manchas na pele, comuns em mulheres que utilizam a cera por longo tempo. Por isso, é também recomendada para a região do rosto. “O processo consiste em enrolar uma linha de 100% de algodão nos dedos das mãos, entrelaçá-la nos pelos, e com movimentos de deslizamento extraí-los a partir do folículo”.

A depilação é indicada para pessoas com histórico de alergia e também para gestantes, por conta da não utilização de produtos. “Ela também oferece um design preciso, eliminando até 95% dos pelos, inclusive os finos e curtos, que são difíceis de serem extraídos com outros procedimentos”, afirma.

Para os interessados em aprender mais sobre a técnica, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Depilação com Linha. O curso desenvolve competências relacionadas à depilação com linha por meio das mãos, tanto facial quanto corporal, de acordo com as normas sanitárias e de biossegurança. As aulas têm duração de 40 horas, com início no dia 24 de novembro, das 16h15 às 19h15.   As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/botucatu e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3112-1150.