Senac aperfeiçoa comunicação para bons resultados

Observa-se uma crescente preocupação das organizações com o chamado capital intelectual, ou seja, as pessoas. Na prática, a empresa quer um funcionário motivado e assertivo. Na busca desse perfil, muitas delas começaram a oferecer programas de educação profissional continuada com o objetivo de otimizar a rotina de trabalho. A Secretaria da Assistência Social de Botucatu é uma delas.

O órgão, por meio do Atendimento Corporativo do Senac Botucatu, implantou o programa Comunicação Interna e Endomarketing. O projeto, com duração de 42 horas, propõe dinâmicas de grupo, discussão de casos, comunicação assertiva e técnicas de liderança para todos os funcionários.

Segundo Amélia Maria Sibar (foto), secretária da assistência social de Botucatu, é importante incentivar a capacitação contínua dos funcionários. “Estamos em um mundo de constantes mudanças e precisamos acompanhar esse ritmo. É importante incentivar o trabalho em equipe e motivar a revelação de talentos no ambiente corporativo”, afirma.

As atividades ocorrem no Senac Botucatu. Quinzenalmente, 68 participantes são convidados a embarcar em um cruzeiro imaginário. Em cada porto são discutidos tópicos sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, cultura organizacional, processos produtivos e estratégicos.

“O cruzeiro representa a máxima de que todos estão no mesmo barco. O entendimento disso é desenvolvido por meio de dinâmicas que motivam o trabalho em equipe e aperfeiçoamento de liderança”, afirma Rafael Campos, docente da área de administração e negócios do Senac Botucatu que desenvolveu a atividade junto com o docente Gustavo Fernandes, da área de desenvolvimento social.

Os funcionários já fizeram duas paradas e, de acordo com Amélia, os resultados são visíveis. “Já percebemos uma mudança de postura no trabalho, os profissionais estão mais desenvoltos e começaram a se comunicar melhor”, conta.

O docente explica que uma boa comunicação é baseada na assertividade. “O comportamento assertivo promove a igualdade nas relações e transparência. Pessoas assertivas se comunicam objetivamente e têm atitudes baseadas no respeito, proatividade, educação, confiança e empatia”, explica.

{n}Capacitação personalizada{/n}

A Secretaria da Assistência Social investiu no programa educacional oferecido por meio do Atendimento Corporativo do Senac. A área tem o objetivo de desenvolver soluções educacionais, presenciais ou a distância sob medida para empresas públicas e privadas.

Consultores especializados no mercado corporativo, distribuídos em 55 unidades educacionais, identificam as necessidades dos clientes e desenvolvem programas para aperfeiçoar as competências de colaboradores de organizações de todo o país, em diferentes áreas do conhecimento e modalidades de ensino.

Em dez anos, o Atendimento Corporativo do Senac São Paulo já atendeu mais de 4 mil clientes. Só no primeiro semestre de 2012, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas em segmentos diversos – serviços, indústria, governo, comércio, agropecuária e terceiro setor.

A excelência do Atendimento Corporativo é comprovada por dez conquistas consecutivas do prêmio Top of Mind Estadão de RH, na categoria Treinamento e Desenvolvimento, e, em 2012, a conquista do primeiro lugar como melhor fornecedor para RH do Brasil, promovido pela revista Gestão & RH, após ter figurado por quatro edições do prêmio entre os dez melhores.

Informações:
Senac Botucatu
Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, nº 85, Botucatu