Sebrae apresenta programa para empresários de alimentação

O escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, realizou pelo segundo ano consecutivo o projeto “Alimentação Fora do Lar”, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (Sinhores) e Prefeitura de Botucatu. O objetivo é melhorar a competitividade dos estabelecimentos comerciais.

Para o lançamento desta edição, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Sebrae-SP, em Botucatu, na Rua Doutor Costa Leite, 1570, centro, houve a apresentação do projeto aos participantes, além da palestra “O mercado de Food Service no Brasil e os desafios da melhoria da produtividade e lucratividade”, realizada pela equipe do ITPC (Instituto Tecnológico de Alimentação, Panificação e Confeitaria), responsável pela execução técnica do projeto.

O programa desenvolvido em Botucatu visa contribuir para a criação de um ambiente favorável no segmento de alimentação, tornando-o mais atraente, competitivo e rentável, comenta Geovana Annelli Leonardo, consultorado Sebrae-SP.

“Os empresários receberão orientações importantes sobre como garantir as boas práticas e a segurança alimentar na fabricação e manipulação de alimentos, como melhorar a gestão empresarial e a apresentação visual das empresas”, explica Geovana.

Para Samir Abdallah, presidente regional do Sinhores, projetos como o “Alimentação Fora do Lar” agem como um fomento para a melhoria da qualidade de atendimento e gestão dos estabelecimentos participantes. “Na primeira edição, em 2010, o resultado foi bem positivo, pois no final do projeto os estabelecimentos realizaram um Festival Gastronômico e atraiu muitos clientes. Nossa expectativa é que este ano seja melhor”, avalia Abdallah.

Além da capacitação dos empresários do setor de alimentação fora do lar e da realização do festival gastronômico, neste ano os organizadores integraram uma série de eventos para atrair mais participantes.

“O município entende que é prioritário o desenvolvimento do turismo local e umas das ações que fortalecem e fidelizam o turista é a gastronomia. Neste ano teremos o Festival de Inverno, com uma série de atrações culturais acontecendo no mesmo período que o Festival Gastronômico”, revela Fredi Pimentel, Secretário Adjunto de Turismo.

O projeto “Alimenta Fora do Lar” tem a execução técnicas do ITPC (Instituto Tecnológico de Alimentação, Panificação e Confeitaria), conta com o apoio do Sincomércio de Botucatu, Sincomerciários de Botucatu, Associação Comercial e Empresarial de Botucatu, Câmara de Dirigentes Lojistas de Botucatu e é uma realização da Prefeitura de Botucatu, Sinhores e Sebrae-SP.

Fotos: Valéria Cuter