Rede Vida é pioneira em colocar no ar sinal digital em Botucatu

A Rede Vida de Televisão será a primeira emissora a colocar no ar o sinal digital em Botucatu. Sob o comando de Sérgio Batista, a equipe técnica responsável pela instalação dos equipamentos já trabalha na torre de TV do Jardim Paraíso, instalando a antena de 45 metros de altura. O transmissor modelo IS7400 – DUAL, marca Línea, começará a ser montado na próxima semana.

A expectativa é que até a próxima sexta-feira (2/12), quem contar com um receptor de TV Digital ou uma TV que possua o receptor digital integrado já poderá sintonizar a Rede Vida no canal 21 em UHF. As demais pessoas continuarão acompanhando a emissora pelo canal 36 (analógico).

Entre as principais vantagens do sinal de televisão digital, estão a melhor qualidade de som e imagem, a mobilidade – que dá a possibilidade de assistir a programação da televisão no celular ou no notebook, por meio do sinal móvel one-seg – e, futuramente, a interatividade. No sistema digital, o sinal não se perde entre a emissora e o televisor, porque a informação de som e imagem contida no sinal digital só se decodifica no aparelho receptor.

“O ganho de qualidade de imagem é muito grande. A diferença é absurda. A partir da próxima sexta-feira, quem já possui o conversor digital só precisa colocar na busca automática o canal 21 que conseguirá sintonizar a Rede Vida com sinal digital”, explica Batista.

Para assistir o sinal digital, o telespectador deverá instalar em seu televisor analógico o aparelho receptor do sinal digital, que fará a conversão do sinal digital para o analógico. Neste caso, o telespectador terá uma melhor imagem, sem fantasmas e chuviscos, mas não terá a alta definição. Alguns dos aparelhos mais modernos de televisão, como LED, plasma e LCD, já vêm com o conversor digital integrado.

Na hora da compra do seu televisor, é necessário verificar se o aparelho possui a inscrição “DTV”, marca que garante que aquele televisor está habilitado para receber o sinal digital sem precisar de um conversor avulso. O investimento da Rede Vida de Televisão para colocar no ar o sinal digital em Botucatu é avaliado em cerca de R$ 400 mil.

{n}Novo Tempo{/n}

Outra novidade no Posto de Retransmissão de TV de Botucatu é a instalação do canal Novo Tempo Adventista, que entrará no ar através do canal 03 VHF. A expectativa da diretoria Executiva da TV é que tudo esteja instalado em duas semanas.

“Todos os equipamentos necessários já chegaram e estão guardados em caixas no depósito do posto aguardando a equipe técnica da televisão que irá instalar os aparelhos para que o canal possa entrar no ar”, disse Ilson Tavares, administrador do posto, lembrando que será esta a 13ª rede de televisão instalada em Botucatu.

Fotos: Valéria Cuter