Programa da FCA certifica empresas aeroagrícolas

O programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) tem as primeiras empresas certificadas. Das 25 empresas que solicitaram a certificação, 20 receberam a certificação referente ao Nível I, que consiste na comprovação da regularização legal das operações. A partir do segundo semestre de 2014 essas 20 empresas já poderão participar do Nível II do CAS, que atestará a qualificação tecnológica da empresa para a tecnologia de aplicação sustentável.

O CAS é um programa de certificação realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), através da Faculdade de Ciências Agronômicas, câmpus de Botucatu, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Segundo o professor Ulisses Antuniassi, da FCA/Unesp e um dos coordenadores do programa, além de capacitar e qualificar o setor aeroagrícola, o CAS visa a melhoria na qualidade das pulverizações, reduzindo os riscos de impacto ambiental nas aplicações. “Nossa intenção é certificar 75% das empresas registradas no país até 2017”.

As empresas que ainda não se inscreveram para o programa poderão fazê-lo através do site www.cas-online.org.br. O objetivo do CAS é incentivar a capacitação e a qualificação das empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados.

“Estamos confiantes de que a certificação contribuirá para o avanço do nosso setor, uma vez que nosso programa intensifica os cuidados com a aplicação aérea, diminuindo riscos de acidentes e também proporcionando mais capacitação e incentivo a tecnologia no campo. Precisamos acabar com mitos sobre a aviação agrícola, que prejudicam o produtor e o agronegócio como um todo”, destaca Fábio Kagi, gerente de educação da Andef.

As primeiras empresas certificadas são: Aero Agrícola Rosariense, Aero Agrícola Santos Dumont, Aero Agrícola Vargas, Aeroagrícola Chapadão, Aerotex Aviação Agrícola, Direta Aviação Agrícola, Foliar Aviação Agrícola, Fort Aviação Agrícola, Garra Aviação Agrícola, Imagem Aviação Agrícola, Norteagro Norte Aeroagrícola, Produtiva Aeroagrícola, Razuk Aeroagrícola, Resgate Aviação Aeroagrícola, Sana Agro Aérea, Solag Sol e Lua Aviação Agrícola, Terra Aviação Agrícola e Tucano Aviação Agrícola.

{n}Workshop{/n}

Como parte das atividades de implantação do CAS, a Andef promoveu o 1º Workshop sobre Certificação Aeroagrícola Sustentável, no dia 10 de abril, na cidade de Leme/SP. Os principais temas debatidos durante o evento foram: tecnologia de aplicação e mercado aeroagrícola brasileiro. Os participantes também puderam conferir um voo de demonstração.

Foram realizadas as palestras: “Os princípios da tecnologia de aplicação aérea”, proferida pelo professor João Paulo Rodrigues da Cunha, da UFU; “CAS: Certificação Aeroagrícola Sustentável”, pelo professor Ulisses Antuniassi, da FCA/Unesp; “O mercado aeroagrícola brasileiro”, com Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial do Ipanema da Embraer S.A. Os voos de demonstração foram coordenados por Wellington Carvalho, professor da UFLA.

Da Assessoria de Imprensa