Professores da Unesp de Botucatu são homenageados pela Vila Isabel

Os professores Rumy Goto, do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e Chukichi Kurozawa, professor emérito da unidade e atual consultor no programa televisivo Globo Rural, passaram o carnaval no Rio de Janeiro, a convite da Unidos de Vila Isabel, escola de samba campeã do Grupo Especial do desfile carioca em 2013.

Os professores da FCA, juntamente com os professores João Domingos Rodrigues e Elizabeth Orika Ono, da área de fisiologia vegetal do Instituto de Biociências da Unesp, integraram um grupo de trinta cientistas e cerca de cento e oitenta produtores rurais, que viajaram ao Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pela produção do evento.

A homenagem a pesquisadores da área agrícola e a produtores rurais aconteceu em razão da escolha de um enredo voltado para a valorização da agricultura e a importância da produção de alimentos.

“A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um…”, enredo desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, pelo historiador Alex Varela e pelo compositor Martinho da Vila, empolgou o público ao homenagear o setor agrícola. Um dos destaques do desfile foi um gigantesco caixote de madeira logo na comissão de frente da agremiação, simbolizando o transporte dos alimentos produzidos no campo.

Os convidados assistiram o primeiro dia do desfile do Grupo Especial no camarote da Vila Isabel. No segundo dia, assistiram a uma apresentação especial feita pela Velha Guarda da escola de samba. “Esse convite representa a valorização da área de pesquisa e ensino de agricultura. É o reconhecimento da importância do setor agrícola para o desenvolvimento do Brasil, inclusive influenciando significativamente o PIB do país. O samba enredo ficou muito bonito e abrange a agricultura como um todo. Foi uma honra representar a FCA no evento”.

A professora descreveu a participação no carnaval como “muito emocionante”, e ressaltou a valorização dos agricultores promovida pela escola. “Nós ensinamos e pesquisamos agricultura, mas é no trabalho deles que se concentra o nosso objetivo final e nem sempre são valorizados como merecem”.

{n}Artigo{/n}

Na quarta-feira de cinzas, ainda antes da confirmação do título da Vila Isabel, o Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) divulgou um artigo escrito pelo professor Ciro Antonio Rosolem, membro da entidade e docente do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA, intitulado “O agro chegou na avenida”.

No texto, o professor Rosolem saúda a agremiação carnavalesca carioca e chama atenção para a necessidade de valorização do setor agrícola, também em termos de políticas públicas. “A Vila Isabel está de parabéns. Seria o retorno ao reconhecimento público desse setor fundamental para o ser humano e essencial para a economia brasileira? Entretanto, mais que o reconhecimento público na avenida, o setor precisa de atenção dos governantes, dos legisladores que, a cada ano, atendendo a interesses mal explicados, vem colocando amarras legislativas e regulamentatórias que atrapalham o desenvolvimento no campo. Por mais que nossos institutos de pesquisa, universidades e empresas invistam no desenvolvimento de tecnologia, é necessária uma legislação atual, em passo com o que ocorre no restante do globo, para que possamos competir”.

Fonte: Assessoria de imprensa
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf