Professora da Agronomia participa de curso em Israel

A professora Rumy Goto, do Departamento de Horticultura da FCA, participou do curso Tecnologia Agrícola e Irrigação, oferecido pelo Programa Internacional de Treinamento do Instituto Internacional de Gestão Galilee, de 13 a 27 de novembro de 2013, no Kibutz Mizra, no norte de Israel.

O Galilee é um instituto internacional de treinamento em gestão que ministra seminários para profissionais de todas as partes do mundo. Oferecem mais de doze programas ligados a áreas como Agricultura, Administração Empresarial, Educação, Meio-Ambiente, Saúde, Recursos Humanos, Segurança Nacional, ONGs, Transporte e Turismo.

A entidade também planeja e implementa projetos especiais de treinamento de acordo com as solicitações dos governos patrocinadores, agências internacionais, universidades e institutos de pesquisa. Objetivo do Curso de Tecnologia Agrícola e Irrigação foi fornecer ao participante o conhecimento de ferramentas e técnicas avançadas para implementar novas tecnologias agrícolas que permitem melhorar as condições e conseqüentemente a produção.

Dentre os temas apresentados estiveram: agricultura de Israel; vida no kibutz; desertificação; planejamento de projetos; projetos de desenvolvimento integrado; controle climático em estufas; tratamento de águas residuais para irrigação; manutenção do sistema de irrigação; manejo integrado e biocontrole.

O curso foi ministrado em português e espanhol e teve a participação de brasileiros, angolanos, moçambicanos e representantes de diversos países da América Latina (Colômbia, Uruguai, Argentina, Venezuela, México e Peru). “Além das aulas teóricas, visitamos área produtivas do deserto localizado ao sul de Israel, e também visitamos a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Shafdan. É Muito interessante pois, como a água é um bem muito escasso, o tratamento que se faz é bastante rigoroso”, conta a professora Rumy.

Os participantes também tiveram a oportunidade de viver e conhecer a cultura israelense, fazendo excursões nos finais de semana para locais de atração turística arqueológica, bíblica, histórica e de recreação.