Prefeitura lança sistema online de participação popular

A Prefeitura de Botucatu lançou esta semana no Balcão da Cidadania (saguão de entrada do Paço Municipal), o Urbanias. Trata-se de um sistema de solicitações online composto de site, aplicativo mobile para celular e software para os servidores, e que promete ser mais um canal de comunicação entre população e Poder Público Municipal.

Através dele, os munícipes poderão enviar para a Prefeitura, através de uma interface na web ou via aplicativos para celulares, solicitações de serviços como tapa-buraco, limpeza de galerias, manutenção de sinalizações de trânsito, além de buscar outras informações e soluções aos seus problemas junto ao Poder Público.

Do outro lado, um software organiza todo o fluxo de informação, desde a chegada da solicitação até a baixa no sistema, passando pela abertura de ordens de serviços e controle de prazos para a execução deles.

Com controle de georreferenciamento, o sistema permite aos gestores das diversas áreas identificar possíveis desvios e tomar ações corretivas. Também possibilita o cidadão enviar demandas do próprio local e momento em que algum problema esteja ocorrendo, via aplicativos para smartphones.

O munícipe ainda poderá acompanhar o status da solicitação, pelo aplicativo móvel ou pela web, e ser avisado quando ela for encerrada por e-mail, SMS ou aplicativo. Desta forma, a Prefeitura poderá monitorar as demandas da população com precisão, em tempo real, tornando o processo de atendimento ao cidadão mais ágil, confiável e transparente.

“A intenção é facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços da Prefeitura e criar um ambiente favorável ao maior envolvimento das pessoas nas resoluções dos problemas dos seus bairros e da cidade”, afirma o prefeito de Botucatu, João Cury Neto.