Lions promove palestra de combate a incêndio florestal

A Assessoria de Alertas do Distrito de Lions Clubes (DLC-3) promoveu em sua sede social a palestra “Incêndio Florestal o Melhor Combate é a Prevenção”. O assessor de Alerta do DLC-3 Vanderley Gonçalves abriu a palestra para uma plateia de 80 ouvintes, fazendo um apanhado das ações desenvolvidas pela Fundação Lions Internacional, no auxilio ? s vitimas de catástrofes, epidemias, e pandemias alem das ações permanentes do Lions Internacional

Destacou as atuações desta instituição no Brasil citando como exemplo as de combate a cegueira e atuações em catástrofes naturais (enchentes e deslizamentos) ocorridas recentemente nos municípios de São Luiz do Paraitinga, Teresópolis e Petrópolis, enfocando a construção de um bairro inteiro no Vale do Itajai, denominada Vila Lions, após as calamidades que assolaram aquela região em 2008.

O engenheiro florestal Jonas Felipe Salvador apresentou as formas como as empresas madeireiras tratam o problema do fogo, em áreas de produção de madeira, enfatizando a necessidade de transmissão dos conhecimentos de prevenção, pois um incêndio sem controle em áreas de florestas plantadas como o ocorrido no estado do Paraná em 1963 que queimou mais de 600 mil hectares atingindo 128 municípios pode provocar danos irreparáveis ao meio ambiente alem da ceifar vidas humanas. Parabenizou a iniciativa agendou outras palestras em clubes do distrito DLC-3, sendo que em data a ser agendada. A próxima deverá ocorrer no Lions Clube São Carlos Centro.

Dentre os participantes foi destacado os alunos dos cursos de técnico ambiental e técnico em segurança do trabalho do Senac, Ordem dos Advogados dos Brasil – Subsecção de Botucatu, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Defesa Civil do Município, Lions Clubes de Itatinga, São Manoel, São Carlos, Ibitinga, alem das empresas Eucatex, Lwaccel, Embraer dentre outras.