Instituições se reúnem para lançar Operação Verão

Em reunião na tarde desta segunda-feira (13), que contou com as presenças do prefeito João Cury Neto e de representantes de diversos órgãos e secretarias municipais, a Defesa Civil de Botucatu fez o lançamento da Operação Verão 2014. O encontro aconteceu no auditório Ciro Pires, na sede da Prefeitura Municipal.

O lançamento contou com presenças dos secretários municipais Vicente Ferraudo (Mobilidade Urbana), Perseu Mariani (Meio Ambiente), Amélia Maria Sibar (Assistência Social), André Peres (Obras), Carlos Pessoa (Comunicação), Cláudio Lucas Miranda (Saúde), José Carlos Broto (Habitação); do comandante da 1ª. Cia. da Polícia Militar, José Semensatti Júnior; do comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia; do comandante do Corpo de Bombeiros, Edson Winckler e do enfermeiro coordenador da Central de Regulação do SAMU, José Martins de Souza Neto.

A operação se estenderá por toda estação do verão. O objetivo é potencializar as ações capazes de minimizar os problemas resultantes do período das chuvas que se encerra no mês de março. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, o trabalho realizado em 2013 preparou melhor a cidade para enfrentar as fortes chuvas que costumam causar transtornos nesta época do ano.

“No ano passado tivemos um resultado positivo no que diz respeito ao envolvimento dos vários órgãos que compõem a Defesa Civil. A resposta que demos ? s vítimas da chuva forte que aconteceu em janeiro demonstrou que estamos no caminho certo. A partir de então pudemos avançar em ações preventivas, executadas principalmente através das secretarias de Obras e Meio Ambiente, que certamente colocam a cidade numa condição muito melhor”.

Entre os serviços realizados estão podas preventivas de árvores, obras de contenção, limpeza, alargamento e aprofundamento da calha de rios, recuperação de pontes, limpeza e desobstrução de bueiros e cadastramento de famílias que ocupam áreas de risco. Materiais específicos estão sendo produzidos com orientações e dicas para se proteger de tempestades, enchentes, deslizamentos e afogamentos.

Para o prefeito João Cury, é importante manter a integração dos órgãos que compõem a Defesa Civil para melhoria constante da prestação de serviço ? população em situações adversas. “Já ficou demonstrado que a Defesa Civil funciona bem quando a gente se reúne e aumenta nossa capacidade de antevisão, de previsibilidade”.

{n}Avaliação{/n}

O encontro também serviu para avaliar o trabalho realizado na véspera do Natal quando um prédio comercial desabou na Rua Major Matheus. Apesar de alguns procedimentos ainda necessitarem de aperfeiçoamento, o balanço geral foi que a resposta dada pelas instituições envolvidas no atendimento ? ocorrência foi extremamente positiva. Apesar da queda do prédio, não houve vítimas.