Hoje tem a 18ª corrida de garçons em Botucatu

 

1557Garçons e garçonetes de Botucatu tem encontro marcado na Praça Rubião Júnior, na tarde desta segunda. A partir das 15 horas será realizado o 18º Garçom Cross, promovido pelo SINTHORESSOR (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Sorocaba e Região).

Segundo Cícero Lourenço Pereira, presidente do SINTHORESSOR  e da FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul) será uma grande festa em homenagem aos garçons e garçonetes, que comemoraram seu dia no último 11 de agosto.

Os vencedores da competição concorrem a dois aparelhos de televisão, dois microsystens e duas bicicletas, para ganhadores dos três primeiros lugares nas categorias feminina e masculina.

A corrida de garçons surgiu em 1918, em Paris, para comemorar a  Queda da Bastilha – evento central da Revolução Francesa. A corrida foi criada para prestigiar a nobre profissão dos garçons e sempre ocorria no dia da Bastilha, feriado nacional francês.

Ao longo dos anos a corrida tem se espalhado pelo mundo, e hoje conta com edições em muitos países, incluindo Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Japão, Nepal, Madagascar e Brasil. No Brasil a corrida ocorre em agosto porque no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Garçom.

No Estado de São Paulo a tradicional corrida ganhou o nome de Garçom Cross. Durante o evento garçons e garçonetes correm um determinado percurso cheio de obstáculos, com uma bandeja na mão. Os competidores precisam manter o equilíbrio para não derrubar os obstáculos e nem a bandeja. Ganha quem fazer o percurso em menor tempo.

Assessoria